A educação integral em encontros regionais do grupo de estudos e pesquisas HISTEDBR/UFOPA na Amazônia

Autores

Palavras-chave:

Educação Pública, Publicações Educacionais, Amazônia

Resumo

O estudo visa identificar as principais discussões em torno do tema da Educação Integral a partir de trabalhos apresentados e publicados em Encontros Regionais realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA” da Universidade Federal do Oeste do Pará nos anos de 2017 e 2019. Por meio de pesquisa bibliográfica, identificou-se um total de sete (7) trabalhos publicados nos E-books do evento, sendo quatro (4) em 2017 e outros três (3) no ano de 2019. Além disso, detectou-se que em 2017 deu-se maior ênfase no estudo de campo como metodologia adotada nos trabalhos. Já em 2019 contemplam-se somente estudos do tipo bibliográfico. Dos resultados obtidos, identificou-se que grande parte das discussões caminha alinhada a um determinado acontecimento, nesse caso, a Reforma do Ensino Médio e a criação do Programa Novo Mais Educação, seguido por análises nas bases legais, revelando implicações, desafios e perspectivas em torno da educação integral na escola pública da região amazônica brasileira.

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Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela UFOPA, Campus Óbidos. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Bolsista CAPES.

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação, PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, Nível 2.

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Soares, L. de V., & Colares, M. L. I. S. (2020). A educação integral em encontros regionais do grupo de estudos e pesquisas HISTEDBR/UFOPA na Amazônia. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4580

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