Compreensões sobre o planejamento de ensino em uma escola pública municipal de Fortaleza-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15609

Palavras-chave:

Planejamento, Plano de aula, Práxis, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O planejamento é um ato intrínseco ao ser humano, faz parte da matéria educativa, sendo crucial para a realização de uma prática docente reflexiva. Objetiva-se investigar as compreensões de uma professora e de uma coordenadora sobre o planejamento de ensino em uma escola pública municipal de Fortaleza-CE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir de entrevistas semiestruturadas, com uma professora e uma coordenadora de uma escola pública municipal da capital do Ceará. Os resultados inferem que o planejamento se processa seccionado em tempos distintos - anual, mensal e semanalmente -, sendo o no último destinado ao planejamento de ensino, ou seja, a pensar nas metodologias e objetivos para cada aula. Verificou-se que ele é reflexivo, pois busca adequar o planejamento a situações e tempos de aprendizagem, bem como ao contexto dos alunos, reavaliando-o constantemente.

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Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE - Área de concentração: Formação de professores; Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE).

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Universidad de Cádiz - Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Pesquisadora produtividade CNPq.

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

Sousa, F. G. A. de, & Fialho, L. M. F. (2025). Compreensões sobre o planejamento de ensino em uma escola pública municipal de Fortaleza-CE. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–16. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15609

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