Formação e trabalho docente: uma reflexão sobre a hora-atividade no município de Crateús-CE

Autores

Palavras-chave:

Hora-atividade, Formação, Docência

Resumo

O trabalho intitulado “Formação e Trabalho docente: uma reflexão sobre a hora-atividade no município de Crateús-CE”, busca apresentar resultados alcançados a partir da escrita de um texto monográfico. É discorrido inicialmente sobre as bases históricas e legais que asseguram a existência do momento conhecido como hora-atividade docente, compreendendo também uma pesquisa de caráter documental, apoiada em leis nacionais e municipais, somadas a duas entrevistas, realizadas com a contribuição de líderes sindicais. De início realizou-se pesquisas na literatura e escolhidos os escritos de Ferreira (2016), Scholochuski (2017), Furtado e Aguiar (2019), dentre outros autores que discutem a temática em questão. Mediante a realização do trabalho concluiu-se que a conquista do direito a hora-atividade docente especificamente no município de Crateús foi fruto de uma grande luta dos professores, o que garantiu o pioneirismo do município no que se refere a implementação desse importante direito para a categoria e para um projeto de educação.

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Biografia do Autor

Joseane Ibiapina Freitas, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Estudante de Especialização em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI.

Rozilda Pereira Barbosa, Centro Universitário Uninta

Especialista em Psicopedagogia pelo INTA e em Gestão Pedagógica na Escola Básica pela UECE. Professora substituta na Faculdade de Educação de Crateús.

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Freitas, J. I., & Barbosa, R. P. (2020). Formação e trabalho docente: uma reflexão sobre a hora-atividade no município de Crateús-CE. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4654