Caminhos da formação docente no Brasil: aspectos históricos, legais e pedagógicos

Autores

Palavras-chave:

Educação. Formação docente. História da Educação.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo principal fazer um recorte histórico sobre a educação e formação de professores no Brasil desde o Brasil Colônia até a LDB de 1996, sintetizando as principais reformas e leis. À luz de autores que se debruçam sobre a temática em questão, como SAVIANI (2007, 2008), ARANHA (2012), ROMANELLI (1986), entre outros. É do tipo bibliográfica de abordagem qualitativa. Foi possível considerar e refletir que tanto a educação, quanto a formação de professores nunca foi protagonista das preocupações de governantes, mesmo sabendo de sua importância para o desenvolvimento de uma nação como a nossa. Algumas leis instituídas em meados do século XX favorecia uma pequena parte da população (elite), enquanto a maioria ficava à margem da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves da Costa, Universidade Estadual do Ceará

Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Piscipedagogia Clínica e Institucional. Pedagoga pela Universidade Estadual do Píauí. Integrante do Grupo Práticas Educativas Memórias e Oralidades.

Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em  Pedagogia  pela  Universidade  Estadual  do  Ceará.  Ex-integrante do  Programa  de Educação Tutorial (PET) de maio até  dezembro de  2018. Com enfoque em Educação Antirracista e Educação Popular.

Carla Jeane Duarte Braúna, Universidade Estadual do Ceará

Estudante de pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) cursando o 8° período. Atua na área de pesquisa com foco na educação especial e formação de professores.

Maria Naiany Gomes Nobre, Universidade Estadual do Ceará

Educanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, com pesquisas em andamento na área de formação de professores; educação comparada.

Rafaela Moreira Holanda, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará.

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado Acadêmico (Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil.

Referências

ARANHA, Maria. Lúcia. de. Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2012.

ARRUDA, Amanda Thássya Ferreira Félix Pompeu; CASTRO, Eveline Lima de; BARRETTO, Raquel Figueiredo. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534/3677. Acesso em: 06 jan. 2021.

AMOROM, Wellington Lima; et al. Teoria da Complexidade como facilitadora de diálogos entre os saberes. Revista Travessias. v. 10, n.1, 2016. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13898. Acesso em: 06 jan. 2021.

BARBOSA, R.; SABOIA, V. Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4512. Acesso em: 03 jan. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. lei n 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.

BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras. 1992.

COELHO, Kaline Cibele Araújo. A educação feminina cearense pela ótica da escola Normal (1884-1930).Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529/3648. Acesso em: 05 jan. 2021.

COSTA, Maria Aparecida Alves da. As Contribuições do Movimento de Cultura Popular (MCP) para a Educação Brasileira. Revista Expedições: teoria da história e historiografia. v. 6. n. 2, 2015. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revista_geth/article/view/4121. Acesso em: 06 jan. 2021.

FERREIRA, Amarilo Jr; BITTAR, Marisa. A ditadura militar e a proletarização dos professores. Educ. Soc. vol. 27, n. 97, p. 1154-1179, 2006.

FIALHO, L. M. F COSTA, M. A. A. da. História e memória da Escola Normal Helvídeo Nunes de Barros (Bom Jesus, Piauí). Cadernos de História da Educação. v. 19, n. 3. 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/56848. Acesso em: 05 jan. 2020.

FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda; CAVALCANTE, Gustavo Freitas. A importância da escola para crianças em contexto familiar monoparental. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2021.Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4536/3680. Acesso em: 04 jan. 2021.

FREITAS, Bruno Miranda; FREITAS, Mônica Cavalcante; CAVALCANTE, Gustavo Freitas. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510/3649. Acesso em: 06 jan. 2021.

FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540/3666. Acesso em: 06 jan. 2021.

FLORES, Moacyr. Educação e ensino na província do Rio Grande do Sul no século XIX. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, e313892, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3892. Acesso em: 05 jan. 2021.

MELO, Giovana Ferreira. Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.

MOURA, Ana Célia Clementino; PORTELA, Aliny da Silva; LIMA, Alverbênia Maria Alves de. Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.Disponivel em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4541/3667. Acesso em: 06 jan. 2021.

GOMEZ, Lucas Gabriel; RAMOS, Lilian Maria P. de Carvalho. Revistando as politicas de formação de professores no Brasil (1827-1930). Revista educação e Emancipação, São Luis, vol. 10, n. 3, 2007.

GONDRA, José Gonçalves. SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

GUERRA, Fábio Soares. Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530/3646. Acesso em: 06 jan. 2020.

LIBÂNEO, José. Carlos. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação e Sociedade. v. 20, n. 68. p. 239-277, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73301999000300013&script=sci_abstract&tlng=pt. Avesso em 05 jan. 2021.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

RIBEIRO, Marden de Pádua. História da formação de professores no Brasil: Colônia e Império um resgaste histórico. Temporalidades revistas de historia. v. 7. n. 2, 2015.

ROMANELLI, O. de. O. História da Educação no Brasil. Petropolis, RJ: Vozes, 1986.

ROLIM, Maria José; ALMEIDA, Danusa Mendes; A evasão estudantil no curso de letras português da FECLESC. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4532/3679. Acesso em 06 jan. 2021.

SABOIA, Valquíria Soares Mota; BARBOSA, Rozilda Pereira; Pandemias reais currículo, gestão escolar e nós. E agora? Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 1,p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4545/3682. Acesso em: 04 jan. 2021.

SOUSA, Genifer Andrade de; FERNANDES, Francisca Risolene. Ensino de Matemática na interface com as novas tecnologias: perspectivas docentes. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4556/3716. Acesso em: 06. Jan. 2021.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP. Autores Associados, 2008. – (Coleção Memória da Educação).

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

PALMA FILHO, José Cardoso. A Educação Brasileira no Período de 1930 a 1960: a Era Vargas. In: PALMA FILHO, José Cardoso. Pedagogia Cidadã, cadernos de formação, História da Educação. 3 ed. Santa Clara Editora, 2005.

XAVIER, Antônio Carlos. Como fazer e Apresentar Trabalhos Científicos em Eventos Acadêmicos. Recife: Rêspel, 2010.

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Costa, M. A. A. da, Souza, D. da S., Braúna, C. J. D., Nobre, M. N. G., Holanda, R. M., & Colares, A. A. (2020). Caminhos da formação docente no Brasil: aspectos históricos, legais e pedagógicos. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4575