Comunidade quilombola de Mituaçú: Relato de estágio docência na Escola Municipal Ovídio Tavares de Morais

Autores

Palavras-chave:

Comunidade de Mituaçú, Estágio Docência, Escola Municipal Ovídio Tavares de Morais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o relato de experiência através do estágio docência como campo de atuação privilegiado para a reorganização do trabalho docente a favor da educação e dos educandos. A metodologia que desenvolvemos é a Pesquisa Participante (RICHARDSON, 2017) de base qualitativa, o principal instrumento de coleta dos dados é o Diário de Campo (BOGDAN, BIKLEN, 1999). O campo teórico que alinhamos o nosso estudo é o da Educação Popular e da Pedagogia Griô. Nosso campo de atuação é a Escola Municipal Ovidio Tavares de Morais, localizada na comunidade quilombola de Mituaçú/PB. A investigação inicia na chegada da comunidade até a sala de aula do 5° ano do Ensino Fundamental I. Os resultados obtidos apresentam que: o diálogo estabelecido com os educandos é o principal instrumento de ensino e aprendizagem capaz de organizar a prática docente a serviço da educação e dos educandos.

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Biografia do Autor

Gabriel Alves do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação UFPB. Graduado em Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo pela UFPB. Seus textos são publicados nos campos do Ensino, Educação, História da Educação, Imprensa, Gênero, Instituições Escolares e Paradigma Indiciário.

Aline Rodrigues de Almeida, Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB.  Graduada do curso de Pedagogia pela UFPB. Seus textos são publicados nos campos:  Educação Popular, Educação Enquanto Experiencia Comunitária e História da Educação

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Lotado no Departamento de Metodologia da Educação - DME no Centro de Educação/CE. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) PQ1-D.  Membro do Comitê de Assessoramento de Educação - CA-ED/CNPq.

Referências

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Publicado

2020-01-10

Como Citar

Nascimento, G. A. do, Almeida, A. R. de, & Machado, C. J. dos S. (2020). Comunidade quilombola de Mituaçú: Relato de estágio docência na Escola Municipal Ovídio Tavares de Morais. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4645