História da formação de professores no Ceará

da escola normal aos ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3724

Palavras-chave:

Formação de professores, Escola Normal, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

A preservação da memória e da história da formação de professores no Brasil e Ceará vem se constituindo pela multiplicidade de experiências de pesquisas. Este estudo objetivou discutir as estratégias adotadas no cenário de expansão da demanda por escolarização no sistema público, com ênfase sobre os programas de formação direcionados para os professores. A tessitura do trabalho foi pautada na abordagem qualidade e ancorou-se nos escritos de Nóvoa (1992), Vilella (2008) e Hernandes (2017). Nos resultados apresentados na investigação percebe-se que a formação docente passou por transformações e adequações, seja do ponto de vista das políticas educacionais, do marco regulatório, das necessidades sociais e educacionais, para atender às demandas socioeconômicas. Conclui-se que a formação de professores desde a Escola Normal aos ambientes virtuais de aprendizagem revelou e denuncia as lacunas em relação a escola pública, laica, gratuita e de qualidade.

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Biografia do Autor

Tania Maria Rodrigues Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Planejamento e Políticas Educacionais, Mestre em Educação, Doutorado em Educação Brasileira, Pós-Doutorado em Educação. Professora Adjunta UECE/CECITEC. Coordenadora de Tutoria UAB/SATE/UECE.

Maria Nahir Batista Ferreira Torres, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Licenciada em História, Especialista em Mídias na Educação, Mestre em Educação, Doutorado em Educação. Professora de História da rede pública estadual do Ceará. Professora Formadora do Curso de Pedagogia UAB/SATE/UECE.

Iany Bessa Silva Menezes, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Licenciada em Pedagogia, Especialista em: Psicopedagogia, Mestre em Educação. Professora da Educação à distância da Unichristus. Professora Formadora do Curso de Pedagogia UAB/SATE/UECE

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Publicado

2020-09-26

Como Citar

LOPES, T. M. R.; TORRES, M. N. B. F.; MENEZES, I. B. S. História da formação de professores no Ceará: da escola normal aos ambientes virtuais de aprendizagem. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233724, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3724. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3724. Acesso em: 22 dez. 2024.