Configuração e atratividade da carreira docente da educação básica do município de Cametá/PA
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.849Palavras-chave:
Educação Básica; Valorização do Magistério; Plano de Carreira Docente.Resumo
A pesquisa teve por objetivo analisar a configuração da carreira dos profissionais da educação básica, no município de Cametá/PA a partir da Lei n. 212/2012, quanto à presença de elementos de valorização docente e estímulo para uma melhor remuneração, atratividade e incentivo à permanência na carreira. A pesquisa foi realizada por meio de estudo bibliográfico e documental e revelou que as legislações nacionais que tratam da carreira do magistério no Brasil tiveram influência e foram determinantes para a implementação de normatizações no município. Contudo, embora a carreira docente da rede municipal de ensino de Cametá/PAapresente alguns elementos de valorização,não estabelece regras relacionadas a melhores condições de trabalho docente e precisa resgatar a valorização social do profissional do magistério, estimulando a jornada de trabalho em uma única escola, com a garantia de progressão e percentual de aumentos estimulantes para atrair bons profissionais à carreira, conferindo-os remuneração condigna.
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