Configuração e atratividade da carreira docente da educação básica do município de Cametá/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.849

Palavras-chave:

Educação Básica; Valorização do Magistério; Plano de Carreira Docente.

Resumo

A pesquisa teve por objetivo analisar a configuração da carreira dos profissionais da educação básica, no município de Cametá/PA a partir da Lei n. 212/2012, quanto à presença de elementos de valorização docente e estímulo para uma melhor remuneração, atratividade e incentivo à permanência na carreira. A pesquisa foi realizada por meio de estudo bibliográfico e documental e revelou que as legislações nacionais que tratam da carreira do magistério no Brasil tiveram influência e foram determinantes para a implementação de normatizações no município. Contudo, embora a carreira docente da rede municipal de ensino de Cametá/PAapresente alguns elementos de valorização,não estabelece regras relacionadas a melhores condições de trabalho docente e precisa resgatar a valorização social do profissional do magistério, estimulando a jornada de trabalho em uma única escola, com a garantia de progressão e percentual de aumentos estimulantes para atrair bons profissionais à carreira, conferindo-os remuneração condigna.

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Publicado

2019-01-09

Como Citar

CASTRO, J. J. M.; CARVALHO, F. A. F. Configuração e atratividade da carreira docente da educação básica do município de Cametá/PA. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 10, p. 164–179, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i10.849. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/849. Acesso em: 3 jul. 2024.