A contribuição do Programa de Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3669

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação doente, Aperfeiçoamento profissional

Resumo

O relatório visa descrever o relato de experiência das atividades do programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura Plena de Pedagogia, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), no município de Quixadá. O objetivo é desenvolver um trabalho que aborda a vivência dos residentes em uma instituição Pública de Ensino Infantil, sendo um conjunto de tarefas e situações vivenciadas em uma turma do 2° ano. Nesse sentido, a construção do objeto é um momento ímpar que possibilita ampliar o conhecimento teórico e prático dos bolsistas, que é fundamental para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Por fim, a prestação de serviço engloba a observação, o planejamento e a regência, bem como o cotidiano dos encontros, o conteúdo e as avaliações que foram produzidas durante o mês de Agosto de 2018 até o período de Junho de 2019. 

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Biografia do Autor

Benjamim Machado de Oliveira Neto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário Católica Rainha do Sertão. Especialista em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Kurios.Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Kurios.

Anny Gabrielle Gomes Pereira, Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento e Assistência Social de Senador Pompeu. 

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Técnica em redes de computadores. Visitadora do Programa Criança Feliz na Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento e Assistência Social de Senador Pompeu. 

Alexsandra Alves de Souza Pinheiro, Prefeitura Municipal de Quixadá

Licenciada no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista pós-graduada em Gestão, Coordenação, Avaliação e Planejamento Escolar pela Faculdade Internacional do Delta. Professora na Escola de Ensino Fundamental Terra dos Monólitos

Referências

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

OLIVEIRA NETO, B. M. de; PEREIRA, A. G. G.; PINHEIRO, A. A. de S. A contribuição do Programa de Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3669. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3669. Acesso em: 29 mar. 2024.