A profissionalidade do professor(a) de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3529

Palavras-chave:

Identidade, Ensino de Geografia, Profissionalidade

Resumo

Propomos uma reflexão acerca da construção da identidade do professor de Geografia. Este trabalho é fruto de estudos suscitados pelo Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Vale do Acaraú – UVA. O percurso metodológico constroe-se com base na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico apoiada em teóricos como Cavalcanti (2010) e Libâneo (2011) que referenciam este trabalho por dedicarem-se aos estudos no tocante ao ensino de geografia, à didática e formação de professores. Tratamos ainda de questões relevantes ao tema como a construção do conhecimento enquanto mediador do raciocínio geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Correia Costa, Universidade Vale do Acaraú

Possui graduação em curso de licenciatura específica em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e mestrado em Mestrado Acadêmico em Geografia pela UVA. Atualmente é professora temporária do Governo do Estado do Ceará e professora efetiva da Prefeitura Municipal de Nova Russas – CE.

Virgínia Célia Cavalcante de Holanda, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio Pós-Doutoral na linha de Pesquisa: Dinâmica Urbana e Regional junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Referências

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. Campinas: Papirus, 2000.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 33ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CALLAI, Helena Copetti. Projetos interdisciplinares e a formação do professor em serviço. In: Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2010.

CAMPANI, Adriana. A racionalidade Pedagógica no processo de corporificação do currículo que forma o professor na Universidade. Universidade Federal do Ceará – Tese de Doutorado. Fortaleza

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia Escolar e a cidade. Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2008.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: Avanços, caminhos, alternativas. ANAIS... I seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Belo Horizonte, novembro de 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro. IN: Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica, 2006.

SANTOS, Milton. O professor como intelectual na sociedade contemporânea. Anais... IX Endipe, 1998

Publicado

2019-05-01

Como Citar

COSTA, M. do S. C.; HOLANDA, V. C. C. de. A profissionalidade do professor(a) de Geografia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–12, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3529. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3529. Acesso em: 29 mar. 2024.