História da Matemática na educação: apontamentos iniciais sobre algumas literaturas produzidas em língua portuguesa e língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12429Schlagworte:
História da Matemática, Educação Matemática, Uso da História da MatemáticaAbstract
O presente trabalho tem como objetivo indicar um conjunto de produções intelectuais sobre o uso da História da Matemática (HM) na educação matemática (EM), em língua portuguesa e em língua inglesa. Para tanto, propomos uma análise de 16 textos, 7 em língua portuguesa e 9 em língua inglesa, a partir de uma metodologia qualitativa, com procedimentos bibliográficos, que se caracteriza pela investigação de trabalhos já produzidos sobre o assunto (como artigos, teses, revistas, entre outros). Como resultados, reunimos os principais dados de cada obra (título, autores, ano de publicação e link de acesso). Além disso, discutimos sucintamente cada uma delas, evidenciando suas principais reflexões, bem como identificando vantagens e desafios do uso da História da Matemática no ensino de matemática presentes nos textos e suas interseções. A História da Matemática pode ser um elemento crucial para uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, mas é necessário a pesquisa contínua para aprimorar as estratégias educacionais e identificar desafios a serem superados.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
ALPASLAN, Mustafa; IŞIKSAL, Mine; HASER, Çiğdem. Pre-service Mathematics Teachers’ Knowledge of History of Mathematics and Their Attitudes and Beliefs Towards Using History of Mathematics in Mathematics Education. Science & Education, Deajeon, v. 23, p. 159-183, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-013-9650-1. Acesso em: 27 set. 2023.
BIDWELL, James K. Humanize Your Classroom with the History of Mathematics. The Mathematics Teacher, [S.I.], v. 86, n. 3, p. 461-464, 1993. Disponível em https://www.jstor.org/stable/27968440. Acesso em 10 dez 2023.
BROLEZZI, Antonio Carlos. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da história da matemática. 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. DOI: https://doi.org/10.11606/D.48.1991.tde-11122013-094441. Acesso em: 20 set. 2023.
CHORLAY, Renaud; CLARK, Kathleen Michelle; TZANAKIS, Constantinos. History of mathematics in mathematics education: Recent developments in the field. ZDM – Mathematics Education, [S.I.], v. 54, p. 1407-1420, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-022-01442-7. Acesso em 8 out 2023.
CYRIACO, Aline Figueredo Falcão. et al. Pesquisa qualitativa: conceitos importantes e breve revisão de sua aplicação à geriatria/gerontologia. Geriatrics Gerontology Aging, Campinas, v. 11, n. 1, p. 4-9, 2017.
FAUVEL, John. Using History in Mathematics Education. For the Learning of Mathematics, White Rock, v. 11, n. 2, p. 3-6, 1991. Disponível em https://www.semanticscholar.org/paper/Using-History-in-Mathematics-Education.-Fauvel/5c4216f7ea458dbba57017a4577a1b801afecbe4. Acesso em 31 out 2023.
FREUDENTHAL, Hans. Should a Mathematics Teacher Know Something about the History of Mathematics?. For the Learning of Mathematics, Montreal, v. 2, n. 1, p. 30-33, 1981. Disponível em https://www.jstor.org/stable/40240745. Acesso em 23 out 2023.
FRIED, Michael N. Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist?. Science & Education, [S.I.]: Netherlands, v. 10, p. 391-408, 2001. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/227054852. Acesso em 10 dez 2023.
FURINGHETTI, Fulvia. Teacher education through the history of mathematics. Educational Studies in Mathematics, [S.I], v. 66, p. 131-143, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-006-9070-0. Acesso em: 15 out. 2023.
GOULART, Thais Maria Barbosa. Os “Elementos” de Euclides visitam o ensino fundamental: análise de tarefas matemáticas pautadas na história da matemática e desenvolvidas no software GeoGebra. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13017. Acesso em 25 set 2023.
JANKVIST, Uffe Thomas. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, [S.I.], v. 71, p. 235–261, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-008-9174-9. Acesso em: 15 out. 2023.
LIU, Po-Hung. Connecting Research to Teaching: Do Teachers Need to Incorporate the History of Mathematics in Their Teaching?. The Mathematics Teacher, [S.I.], v. 96, n. 6, p. 416–421, 2003. DOI: https://doi.org/10.5951/MT.96.6.0416. Acesso em: 15 out. 2023.
MENDES, Iran Abreu. A investigação histórica na formação de professores de matemática. Revista Cocar, UEPA, p. 37-48. 2010. DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v4i7. Acesso em: 20 set. 2023.
MENDES, Iran Abreu. A investigação histórica em sala de aula: um exercício de criatividade para a matemática escolar. In 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza. Disponível em: https://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/palestrasEmesas.htm. Acesso em: 7 set. 2023.
MENDES, Iran Abreu. História no ensino da matemática: trajetórias de uma epistemologia didática. REMATEC, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 66–85, 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/357. Acesso em: 10 out. 2023.
ROQUE, Tatiana. A História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SAITO, Fumikazu. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino de Matemática em Debate. [S. I.], v. 3, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29002. Acesso: 25 set. 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
VIANNA, Carlos Roberto. Matemática e História: algumas relações e implicações pedagógicas. 1995. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000742003. Acesso em: 25 set. 2023.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Giselle Costa de Sousa, Vitória Lima Quaresma, Michelle Neves de Almeida
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.