INVESTIGANDO A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.37Palavras-chave:
Levantamento; Conjunção; História da Matemática; TIC.Resumo
Este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa mediante um levantamento bibliográfico realizado em dois eventos internacionais, de Educação Matemática, a fim de identificar como se dá, ou se há, a conjunção entre a História da Matemática (HM) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da catalogação dos trabalhos apresentados nestes eventos – VII Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, no ano de 2014, em Óbidos, Portugal, e o VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, em Pirenópolis, Estado de Goiás, Brasil – salientando como pesquisadores em Educação Matemática têm tratado esse tema. Consideramos que ocorre a conjunção proposta quando duas tendências em Educação Matemática, especialmente aqui tratamos do uso de História da Matemática apoiada por Tecnologias de Informação e Comunicação em prol do ensino de Matemática. A investigação desenvolvida nos possibilitou observar a importância de se continuar com esse levantamento e estudo, pois, embora haja constatações desta conjunção em alguns trabalhos, considera-se que uma ampliação deste estudo possa melhor delinear os parâmetros observados, dentre os quais destacamos: referencial; metodologia; tópicos de História da Matemática (tema histórico); recursos tecnológicos mais recorrentes; argumentos favoráveis para a conjunção (através de citações tiradas dos trabalhos encontrados) e ênfase educacional. Tendo em vista tais referenciais constatamos que o tema recorrente é Geometria com uso do recurso software Geogebra como mais frequente em pesquisas do tipo qualitativas, nem sempre com cunho educacional explícito. Essa pesquisa é vinculada ao projeto de pesquisa: Conexões Potenciais entre HM e TIC para o ensino de Matemática (PROPESQ/UFRN).