UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA APOIADA PELAS TIC E HM PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i7.64Palavras-chave:
Matemática; História; Tecnologia; Ensino; Função.Resumo
Com foco na incorporação da História da Matemática (HM) na sala de aula, este artigo busca apresentar a proposta de uma pesquisa em andamento que pretende estudar a utilização da HM e das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de conteúdos base do Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente a interligação entre a HM e as TIC no processo ensino-aprendizagem das funções. A proposta é apresentar concepções norteadoras do uso das tecnologias em sala de aula, recorrendo a elementos da HM, compondo uma dissertação do Mestrado Profissional do PPGECNM que busca, atendendo às recomendações da CAPES, “ser capaz de construir pontes entre conhecimentos acadêmicos gerados em educação e ensino para sua aplicação em produtos e processos educativos na sociedade” (BRASIL, 2013, p. 01). Para tanto, almeja-se responder à seguinte pergunta-foco: Em que medida a utilização da HM e das TIC é capaz de favorecer a aprendizagem referente às funções? Desse modo, estabelece-se que, tendo como objeto de estudo central as funções matemáticas, tal trabalho irá propor um produto educacional que incluirá uma sequência de atividades apoiadas na HM, com utilização do software Geogebra, que aborde o estudo das funções, buscando verificar em que medida a utilização da HM interligada às TIC contribui para a aprendizagem de funções. Com vistas a alcançar os objetivos descritos, utilizar-se-á uma pesquisa de caráter qualitativo com duas fases distintas: uma teórica, feita com pesquisa bibliográfica e uma fase prática, pautada na pesquisa ação, contemplando a investigação matemática (IM).