Método de Exaustão de Arquimedes via GeoGebra: uma atividade para o ensino da matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10997Palavras-chave:
Método de Exaustão, GeoGebra, Ensino de MatemáticaResumo
Neste artigo, apresentam-se os resultados do desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso que busca promover atividades para o ensino de conteúdos matemáticos, mais especificamente na área da geometria euclidiana plana. Essas atividades são apoiadas pelo software GeoGebra e pela História da Matemática, utilizando o método de exaustão de Arquimedes. Para isso, foi necessário contextualizar aspectos históricos sobre o filósofo Arquimedes e seu método, bem como os aspectos tecnológicos do software GeoGebra e dos objetos de aprendizagem desenvolvidos nele. Em seguida, descrevemos a atividade proposta, mediada pelo objeto de aprendizagem no GeoGebra. A utilização do software GeoGebra e da História da Matemática como recursos pedagógicos nesse contexto permite explorar a interconexão entre a teoria matemática e sua aplicação prática ao longo dos séculos. Ao trazer aspectos históricos, como o método de exaustão de Arquimedes, para a sala de aula, os alunos são estimulados a compreender a evolução dos conceitos matemáticos e a importância de seu desenvolvimento ao longo do tempo. Portanto, consideramos que essa atividade possui um potencial significativo para promover a capacidade de visualização de conceitos matemáticos nos alunos, por meio de uma abordagem que utiliza a tecnologia digital como mediadora no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, resgata-se um método histórico na resolução de determinados problemas, enriquecendo o aprendizado dos estudantes. Em suma, a integração da História da Matemática, o método de exaustão de Arquimedes e o software GeoGebra apresenta-se como uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino de geometria euclidiana plana. Essa metodologia amplia as possibilidades de aprendizado, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora que vai além do ensino tradicional, incentivando a exploração, a descoberta e o desenvolvimento de habilidades matemáticas e cognitivas fundamentais.
Downloads
Métricas
Referências
ALVARENGA, Mauro Lopes. O método de exaustão e sua contribuição para o desenvolvimento do conhecimento matemático. 2006. 14f. Monografia (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
BOYER, Carl B. História da matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1996
CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C. (2024). A Proposição XXXIV do Livro I dos Elementos de Oliver Byrne no GeoGebra. Paradigma, v. 45, n. 1, e2024016. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1529
CASTILLO, Luis Andrés; GUTIÉRREZ, Rafael Enrique; SÁNCHEZ, Ivonne C. O uso do comando sequência na Elaboração de Simuladores com o software GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 9, n. 3, p. 106–119, 2020. https://doi.org/10.23925/2020.v9i3p106-119
CASTILLO, Luis Andrés; PRIETO, Juan Luis. El uso de comandos y guiones en la elaboración de simuladores con GeoGebra. UNION, n. 52, p. 250–262, 2018.
CASTILLO, Luis Andrés; PRIETO, Juan Luis; SÁNCHEZ, Ivonne C.; GUTIÉRREZ, Rafael Enrique. Uma experiência de elaboração de um simulador com GeoGebra para o ensino do movimento parabólico. Paradigma, v. 40, n. 2, p. 196–217, 2019.
https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p196-217.id764
CLARK, D. B. et al. Rethinking science learning through digital games and simulations: Genres, examples, and evidence. In: The National Research Council Workshop on Gaming and Simulations, 2009, Washington, DC. Disponível em: https://sites.nationalacademies.org/cs/groups/dbassesite/documents/webpage/dbasse_080068.pdf.
COÊLHO, Iara Martins; TEIXEIRA, Lucas Santos; CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C. História da matemática e geometria dinâmica: um novo olhar ao teorema de Viviani para o ensino médio. Journal of Education Science and Health, Teresina, v. 3, n. 1, 2023. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i1.178
DIKOVIĆ, L. Applications GeoGebra into teaching some topics of mathematics at the college level. Computer Science and Information Systems, v. 6, n. 2, p. 191-203. 2009
GALLO, P.; PINTO, M. G. Professor, esse é o objeto virtual de aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2010. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art2-vol2-julho2010.pdf.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GUTIÉRREZ, Rafael Enrique; CASTILLO, Luis Andrés. Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da física. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. 47, p. 201–216, 2020. https://doi.org/10.17227/ted.num47-11336
HOHENWARTER, M. Dynamic investigation of functions using GeoGebra. In: Proceedings of Dresden International Symposium on Technology and its Integration into Mathematics Education. p. 1-5. 2006.
KALINKE, Marco Aurélio; DEROSSI, Bruna; JANEGITZ, Laíza Erler; RIBEIRO, Marina Silva Nogueira. Tecnologias e educação matemática: um enfoque em lousas digitais e objetos de aprendizagem. In: KALINKE, Marco Aurélio; MOCROSKY, Luciane Ferreira (org.). Educação matemática: pesquisas e possibilidades. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015. p.159-186.
KOPER, Rob. Combining re-usable learning resources to pedagogical purposeful units of learning. In: Littlejohn, A. (Org.) Reusing online resources: a sustainable approach to eLearning. London: Kogan Page, 2003. p. 1-8.
LEÓN, M. J.; GUZMÁN, M.; SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. Ensino de transformações de funções com GeoGebra: O caso de paraboloides definidos por g(x,y)=a(x-h)^2+b(y-k)^2+c. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 7, n. 1, e2001, 2021. https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4075
MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemológicas e pesquisas. 1. ed. São Paulo: Livraria da Fisica/SBHMat, 2015.
MENDES, Iran Abreu. História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas. COCAR, Bélem, v. Edição Esp, n. 14, p. 01–26, 2022.
PLASS, J. L.; HOMER, B. D.; HAYWARD, E. O. Design factors for educationally effective animations and simulations. Journal of Computing in Higher Education, v. 21, n. 1, p. 31-61, 2009. https://doi.org/10.1007/s12528-009-9011-x.
SÁ, Ilydio Pereira. Arquimedes de Siracusa e o seu Método da Exaustão: Uma Atividade Didática para o Cálculo de π. Revista Eletrônica TECCEN, Vassouras, v. 4, n. 3, p. 15- 24, 2011.
SABBATINI, M. Reflexões críticas sobre o conceito de objeto de aprendizagem aplicado ao ensino de ciências y matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 3, n. 3, p. 1-36, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2189/1760.
SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. Métodos Históricos para determinar a equação da Orthotome à Parábola. Revista Prática Docente, v. 9, p. e24011, 2024. https://doi.org/10.23926/RPD.2024.v9.e24011.id893.
SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. História da Matemática e Tecnologias digitais: do que tratam três décadas de teses e dissertações? Paradigma, v. 42, n. 2, p. 183–205, 2021.
https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p183-205.id1064
SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 9, n. 26, p. 214-226, 2022. https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8030
SÁNCHEZ, Ivonne C.; MENDES, Iran Abreu; CASTILLO, Luis Andrés. Atividades históricas com GeoGebra para explorar a representação geométrica do cone. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, e23117, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16866.
SÁNCHEZ, Ivonne C.; BRANDEMBERG, J. C. Aprendizagem geométrica e semiótica na matematização Com GeoGebra: O caso do virabrequim. REMATEC, n. 32, p. 212–230, 2019. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p212-230.id213.
SÁNCHEZ, Ivonne C.; BRANDEMBERG, J. C.; CASTILLO, Luis Andrés. La objetivación de la noción de sector circular en el trabajo matemático con GeoGebra. Paradigma, v. 41, n. Extra 2, p. 448–475, 2020.
https://doi.org/10.37618/paradigma.1011-2251.0.p448-475.id924
SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés; LUQUE, Rafael. Tecnologías Digitales y la Geometría Escolar: El GeoGebra para la enseñanza del teorema de Pitágoras. REMATEC, v. 16, n. 37, p. 160–175, 2021.
https://doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2021.n37.p160-175.id316
SÁNCHEZ, Ivonne C.; PRIETO, Juan Luis. Procesos de objetivación alrededor de las ideas geométricas en la elaboración de simuladores con GeoGebra. PNA, v. 14, n. 1, p. 55–83, 2019. https://doi.org/10.30827/pna.v14i1.8657
SÁNCHEZ, Ivonne C.; SÁNCHEZ-N, Irene Victoria. Elaboración de un simulador con GeoGebra para la enseñanza de la física. El caso de la ley de coulomb. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 40–56, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9557
SANTOS, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos. Objetos e ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de matemática: um estudo de caso para o estágio supervisionado de docência (Dissertação de Mestrado). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007
SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre HM, TDIC e IM: Fundamentos e Aplicações. REMATEC, v. 15, p. 117–136, 2020. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p117-136.id239.
SOUSA, Giselle Costa de; ANDRADE, L. V. Uma proposta de uso da história da matemática apoiada pelas TIC e HM para o ensino de função. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 3, n. 7, p. 41–53, 2016. https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i7.64.
SOUSA, Giselle Costa de. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. REMATEC, v. 16, n. 37, p. 140–159, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310
TEIXEIRA, Lucas Santos; COÊLHO, Iara Martins; CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C. Uma exploração do Teorema de Stewart com GeoGebra: do estático ao dinâmico. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 9, n. 2, p. e2002, 2023. https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6467
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edinelson Rocha Marques, Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez, Daniele Esteves Pereira Smith
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.