v. 8 n. 22 (2021): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática

Publicado: 2021-02-12

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4798
    Ana Carolina Costa Pereira
    1-5

Artigos

  • CONTRIBUIÇÕES DE SIMON STEVIN PARA O DESENVOLVIMENTO DA NOTAÇÃO DECIMAL PARA NÚMEROS NÃO INTEIROS

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4330
    Thiago Beirigo Lopes, Rosineide de Sousa Jucá, Pedro Franco de Sá
    06-18
  • SABERES DOCENTES PARA A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DO POTENCIAL DE UM CURSO DE EXTENSÃO

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4320
    Adriana de Bortoli
    19-33
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DESAFIOS E POSSIBILIDADES

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4176
    João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
    34-54
  • ASPECTOS ESTÉTICOS EM DEMONSTRAÇÕES DE BONAVENTURA CAVALIERI

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.3985
    Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho, Luis Augusto Schmidt Totti, Giovana Aparecida Bertolucci
    55-70
  • APLICAÇÃO DO MODELO DE MUDANÇA CONCEITUAL COMO FORMA DE INTRODUZIR O CONTEÚDO DE PROBABILIDADE

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.3479
    João Pedro Mardegan Ribeiro
    71-86
  • FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4470
    ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS
    87-101

Iniciação à Pesquisa

  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.3935
    Bruna Maria Vieira Gonçalves, Mikaelle Barboza Cardoso, Jane Bezerra de Moraes
    102-116
  • APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4701
    Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
    117-130