v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática

Publicado: 2018-08-28

Editorial

Artigos do III SCHM

  • OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.230
    Francisco Wagner Soares Oliveira, Ana Cláudia Gouveia de Sousa
    08 - 15
  • UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO DOCUMENTO HISTÓRICO REGULA DE ABACO COMPUTI DE AUTORIA DO MATEMÁTICO GERBERT DE AURILAC (976 d.C)

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.245
    Suziê Maria de Albuquerque, Ana Carolina Costa Pereira
    16 - 26
  • MALBA TAHAN E JÚLIO CÉSAR: HISTÓRIAS PARA ALÉM DO O HOMEM QUE CALCULAVA

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.240
    Agnes Rocha de Oliveira, Miguel Chaquiam, Belém - PA
    27 - 40
  • FUNÇÃO GERADORA E EQUAÇÃO CARACTERÍSTICA NO CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO MODELO COMPLEXO DE FIBONACCI FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.30
    Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade, Francisco Régis Vieira Alves
    41 - 50
  • UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.244
    Lucas Antonio Mendes de Lima, Mayara Gabriella Grangeiro Pereira, Miguel Chaquiam
    51 - 63
  • BREVE ANÁLISE DA OBRA THE DESCRIPTION AND USE OF THE DOUBLE HORIZONTALL DYALL (1632) DE WILLIAM OUGHTRED

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.238
    Verusca Batista Alves, Ana Carolina Costa Pereira
    64 - 74
  • UMA MOSTRA GERAL DE ASPECTOS INSERIDOS NA OBRA CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... (1603)

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.249
    Antonia Naiara de Sousa Batista, Ana Carolina Costa Pereira
    75 - 84
  • A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.224
    Adriana Borges Paiva
    85 - 97
  • A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.223
    Adriana Borges Paiva
    98 - 108
  • OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225
    Ana Carolina Costa Pereira, Fumikazu Saito, FS
    109 - 122
  • ASPECTOS HISTÓRICOS DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO EM UM LIVRO DE ARITMÉTICA PUBLICADO NO CEARÁ EM 1904

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.243
    ELENICE DE SOUZA LODRON ZUIN
    123 - 138
  • A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.242
    Marcos Fabrício Pereira, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Miguel Chaquiam, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
    139 - 153
  • UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.246
    Eugeniano Brito Martins, Ana Carolina Costa Pereira
    154 - 166
  • A A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARAENSE E O MANUAL DIDÁTICO DO AUTOR CEZAR PINHEIRO DE 1902

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.237
    Ana Paula Nascimento Couto
    167 - 180
  • ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.229
    Francisco Aureliano Vidal, Kíssia Carvalho
    181 - 190
  • UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO II ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA SOBRE A VINDA DE MATEMÁTICOS PORTUGUESES PARA O BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.222
    ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO, Lucieli Maria Trivizoli
    191 - 201
  • O PAPEL DO DOCUMENTO ORIGINAL NOS ANAIS DO SNHM DE 1999 A 2015 ESTUDOS PRELIMINARES

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.250
    Isabelle Coelho da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
    202 - 212
  • NÚMEROS COMPLEXOS: DE GAUSS ÀS APLICAÇÕES NO GEOGEBRA

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.233
    Marta Maria de Azevedo Silva, Jéssica Santos Pereira, Enne Karol Venancio de Sousa
    213 - 222
  • NÚMERO Π UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PEDAGÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.219
    Ayronn da Silva Santos, Alexandre Silva de Oliveira, Kelvin Leysson Bulhões da Silveira, Paulo Henrique do Monte Bezerra
    223 - 230
  • Desvendando a Instrução Pública na Amazônia O Instituto Paraense de Educandos e Artífices

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.241
    Renan Marcelo da Costa Dias, 980192748, Adrean Brasil Fortes, 989878617, Izabelle Cavalcante de Oliveira, 981213557
    231 - 242
  • AS CONTRIBUIÇÕES DE ÉDOUARD LUCAS PARA A TEORIA DOS NÚMEROS.

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.231
    Fabiany Lais Gomes de Pontes, Cristiano Rodrigo Gobbi, Enne Karol Venancio de Sousa
    243 - 252
  • AL-BIRUNI E SUA MATEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.232
    Francisco Neto Lima de Souza, Giselle Costa de Sousa
    253 - 263
  • UMA AULA SIMULADA COM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PRATICANDO A MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS, POR MEIO DOS OSSOS DE NAPIER

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.234
    Allyson Emanuel Januário da Costa, Mariana Martins de Araújo, Sabrina Ribeiro da Silva Carvalho, Giselle Costa de Sousa
    264 - 278
  • O LIVRO DOS QUADRADOS

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.256
    José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
    279 - 288
  • SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL: ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.257
    Alailson silva de Lira; João Cláudio Brandemberg
    289 - 298
  • Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.248
    Alexsandro Coelho Alencar
    299 - 310