Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Equipe Editorial
Sobre a Revista
Submissões
Contato
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática
v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática
Publicado:
2018-08-28
Editorial
Editorial
MIGUEL CHAQUIAM
01 - 07
PDF
Artigos do III SCHM
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.230
Francisco Wagner Soares Oliveira, Ana Cláudia Gouveia de Sousa
08 - 15
PDF
UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO DOCUMENTO HISTÓRICO REGULA DE ABACO COMPUTI DE AUTORIA DO MATEMÁTICO GERBERT DE AURILAC (976 d.C)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.245
Suziê Maria de Albuquerque, Ana Carolina Costa Pereira
16 - 26
PDF
MALBA TAHAN E JÚLIO CÉSAR:
HISTÓRIAS PARA ALÉM DO O HOMEM QUE CALCULAVA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.240
Agnes Rocha de Oliveira, Miguel Chaquiam, Belém - PA
27 - 40
PDF
FUNÇÃO GERADORA E EQUAÇÃO CARACTERÍSTICA NO CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO MODELO COMPLEXO DE FIBONACCI FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.30
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade, Francisco Régis Vieira Alves
41 - 50
PDF
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE MATRIZES PARA O USO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.244
Lucas Antonio Mendes de Lima, Mayara Gabriella Grangeiro Pereira, Miguel Chaquiam
51 - 63
PDF
BREVE ANÁLISE DA OBRA THE DESCRIPTION AND USE OF THE DOUBLE HORIZONTALL DYALL (1632) DE WILLIAM OUGHTRED
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.238
Verusca Batista Alves, Ana Carolina Costa Pereira
64 - 74
PDF
UMA MOSTRA GERAL DE ASPECTOS INSERIDOS NA OBRA CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS... (1603)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.249
Antonia Naiara de Sousa Batista, Ana Carolina Costa Pereira
75 - 84
PDF
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.224
Adriana Borges Paiva
85 - 97
PDF
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.223
Adriana Borges Paiva
98 - 108
PDF
OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:
COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225
Ana Carolina Costa Pereira, Fumikazu Saito, FS
109 - 122
PDF
ASPECTOS HISTÓRICOS DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO EM UM LIVRO DE ARITMÉTICA PUBLICADO NO CEARÁ EM 1904
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.243
ELENICE DE SOUZA LODRON ZUIN
123 - 138
PDF
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO NO LIVRO ARITHMETICA PRATICA (1908) DE MANOEL EVARISTO FERREIRA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.242
Marcos Fabrício Pereira, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Miguel Chaquiam, Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
139 - 153
PDF
UMA PRIMEIRA DESCRIÇÃO DA OBRA: RABDOLOGIAE, SEU NUMERATIONIS PER VIRGULA ... DE 1617
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.246
Eugeniano Brito Martins, Ana Carolina Costa Pereira
154 - 166
PDF
A A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO PARAENSE E O MANUAL DIDÁTICO DO AUTOR CEZAR PINHEIRO DE 1902
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.237
Ana Paula Nascimento Couto
167 - 180
PDF
ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS
UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.229
Francisco Aureliano Vidal, Kíssia Carvalho
181 - 190
PDF
UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO II ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA SOBRE A VINDA DE MATEMÁTICOS PORTUGUESES PARA O BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.222
ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO, Lucieli Maria Trivizoli
191 - 201
PDF
O PAPEL DO DOCUMENTO ORIGINAL NOS ANAIS DO SNHM DE 1999 A 2015
ESTUDOS PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.250
Isabelle Coelho da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
202 - 212
PDF
NÚMEROS COMPLEXOS: DE GAUSS ÀS APLICAÇÕES NO GEOGEBRA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.233
Marta Maria de Azevedo Silva, Jéssica Santos Pereira, Enne Karol Venancio de Sousa
213 - 222
PDF
NÚMERO Π
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.219
Ayronn da Silva Santos, Alexandre Silva de Oliveira, Kelvin Leysson Bulhões da Silveira, Paulo Henrique do Monte Bezerra
223 - 230
PDF
Desvendando a Instrução Pública na Amazônia
O Instituto Paraense de Educandos e Artífices
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.241
Renan Marcelo da Costa Dias, 980192748, Adrean Brasil Fortes, 989878617, Izabelle Cavalcante de Oliveira, 981213557
231 - 242
PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DE ÉDOUARD LUCAS PARA A TEORIA DOS NÚMEROS.
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.231
Fabiany Lais Gomes de Pontes, Cristiano Rodrigo Gobbi, Enne Karol Venancio de Sousa
243 - 252
PDF
AL-BIRUNI E SUA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.232
Francisco Neto Lima de Souza, Giselle Costa de Sousa
253 - 263
PDF
UMA AULA SIMULADA COM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
PRATICANDO A MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS, POR MEIO DOS OSSOS DE NAPIER
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.234
Allyson Emanuel Januário da Costa, Mariana Martins de Araújo, Sabrina Ribeiro da Silva Carvalho, Giselle Costa de Sousa
264 - 278
PDF
O LIVRO DOS QUADRADOS
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.256
José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
279 - 288
PDF
SOBRE O CÁLCULO INFINITESIMAL:
ALGUNS ASPECTOS DO SÉCULO XVIII
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.257
Alailson silva de Lira; João Cláudio Brandemberg
289 - 298
PDF
Uma análise discursiva sobre a História da Matemática presente no livro didático de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.248
Alexsandro Coelho Alencar
299 - 310
PDF
tamanhoFont
A+
A
A-
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Palavras-chave
Matemática
Ensino
GeoGebra
Sequência Fedathi
Aprendizagem
Ensino Médio
Anos Iniciais
Geometria
Álgebra
Pós-Graduação
Geogebra
Jogos
Luca Pacioli
TDIC
Artigos mais lidos
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1535
ESTUDO DA ÁLGEBRA
1516
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1463
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1204
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1178
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1154
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1149
CARL FRIEDRICH GAUSS
1139
Dominó
1076
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1021
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
960
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
694
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
693
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
627
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
604
O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
594
Educação Matemática Crítica: Um olhar Histórico
553
Conceitos da Teoria dos Grafos no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicados aos jogos com estudantes da EJA
538
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
536
Máximos e mínimos de funções
488