Paulo Freire, o andarilho da utopia
reflexões para a transformação social através da educação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3755Palabras clave:
Paulo Freire, Educação Brasileira, Autonomia, Transformação SocialResumen
O artigo pretende contribuir com discussões acerca da importância de Paulo Freire para a educação brasileira. Assim nos embasamos no universo conceitual freireano, objetivando construir um diálogo com outros autores para refletir sobre a educação e a reflexão social. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de caráter exploratório tomando as obras de Freire, e também de outros autores para tecer as ideias do educador. Justificamos a importância deste texto como embasamento teórico-crítico contra desgovernos que ambicionam projetos que fluem na contramão da educação crítica. Assim, foi necessário contextualizar introdutoriamente o atual do cenário diante da crise pandêmica. Logo depois, temos uma síntese temporal sobre a vida de Paulo Freire, e em seguida, apresentamos as ideias trazidas pelo educador, como forma de impulsionar as reflexões para a educação. Concluindo que educação deve nos subsidiar para almejarmos a autonomia, e a transformação social.
Descargas
Citas
APPLE, W. M. l.; NÓVOA, A. Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora, 1998.
ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 02 jan. 2019.
BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/110 Acesso em: 01 set. 2016.
BARRUCHO, L. Coronavírus: pandemia pode jogar até 14 milhões de brasileiros na pobreza, diz estudo. BBC News. Londres. 12 de junho de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53020785. Acesso em: 06 de jul. de 2020.
BRAGA, M. M. S. de C. Prática pedagógica docente-discente e humanização: contribuição de Paulo Freire para a escola pública. Recife: O autor, 2012.
CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 02 jan. 2019.
CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 02 jan. 2019.
COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 02 jan. 2019.
DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105 Acesso em: 02 mai. 2016.
FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161 Acesso em: 01 set. 2017.
FERREIRA NETO, J.; DA SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 02 jan. 2019.
FLICK, U. Introdução a pesquisa qualitativa. 3 ed. São Paulo. Artmed, 2009.
FREIRE, A. M. de A. Paulo Freire: uma história de vida. 1º ed.- São Paulo: editora paz e terra, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora paz e terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da Tolerância. Organização, apresentação e notas: Ana Maria Araújo Freire. 2º ed. Rio de Janeiro: Editora paz e terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 13º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FURTER, P. Paulo Freire e Ivan Illich: das utopias pedagógicas às utopias sociais. In: APPLE, W. M.; NÓVOA, A. Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora, 1998.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas editora, 2006.
LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311 Acesso em: 01 set. 2019.
LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275 Acesso em: 02 mai. 2018.
LOPES, A. de P. C. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 50-65, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866/1081 Acesso em: 02 jan. 2019.
MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 02 jan. 2019.
NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B.; BARON, M. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 02 jan. 2019.
POLAK, Y. N. de S. et. al. Dialogando sobre metodologia científica. Fortaleza: edições UFC, 2011.
RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272 Acesso em: 02 mai. 2018.
SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 02 jan. 2019.
SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 02 jan. 2019.
SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 88-109, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93 Acesso em: 02 jan. 2016.
SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96 Acesso em: 02 jan. 2016.
SOARES, M. P. do S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 151-171, jan./abr., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271/1912. Acesso em: 08 de dez. 2019.
SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 02 jan. 2019.
SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762 Acesso em: 01 set. 2018.
TORRES, C. Al. A pedagogia política de Paulo Freire. In: APPLE, W. Michael; NÓVOA, António. Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora, 1998.
TRIGUERO, I. M. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 3-16, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/267 Acesso em: 02 mai. 2018.
VEIGA, E. Paulo Freire: como o legado do educador brasileiro é visto no exterior. BBC News. De Bled-Eslovênia. 12 jan. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46830942. Acesso em: 07 de mai. 2019.
ZUIN, A. L. A. BASTOS, E. Justiça social por meio das cotas na Universidade Federal de Rondônia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, p. 104-123, set./out., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/945/1309. Acesso em: 08 de mai. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Ana carolina Braga de Sousa, Arliene Stephanie Menezes Pereira (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.