Paulo Freire, o andarilho da utopia
reflexões para a transformação social através da educação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3755Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação Brasileira, Autonomia, Transformação SocialResumo
O artigo pretende contribuir com discussões acerca da importância de Paulo Freire para a educação brasileira. Assim nos embasamos no universo conceitual freireano, objetivando construir um diálogo com outros autores para refletir sobre a educação e a reflexão social. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de caráter exploratório tomando as obras de Freire, e também de outros autores para tecer as ideias do educador. Justificamos a importância deste texto como embasamento teórico-crítico contra desgovernos que ambicionam projetos que fluem na contramão da educação crítica. Assim, foi necessário contextualizar introdutoriamente o atual do cenário diante da crise pandêmica. Logo depois, temos uma síntese temporal sobre a vida de Paulo Freire, e em seguida, apresentamos as ideias trazidas pelo educador, como forma de impulsionar as reflexões para a educação. Concluindo que educação deve nos subsidiar para almejarmos a autonomia, e a transformação social.
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