Paulo Freire, o andarilho da utopia

reflexões para a transformação social através da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3755

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação Brasileira, Autonomia, Transformação Social

Resumo

O artigo pretende contribuir com discussões acerca da importância de Paulo Freire para a educação brasileira. Assim nos embasamos no universo conceitual freireano, objetivando construir um diálogo com outros autores para refletir sobre a educação e a reflexão social. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de caráter exploratório tomando as obras de Freire, e também de outros autores para tecer as ideias do educador. Justificamos a importância deste texto como embasamento teórico-crítico contra desgovernos que ambicionam projetos que fluem na contramão da educação crítica. Assim, foi necessário contextualizar introdutoriamente o atual do cenário diante da crise pandêmica. Logo depois, temos uma síntese temporal sobre a vida de Paulo Freire, e em seguida, apresentamos as ideias trazidas pelo educador, como forma de impulsionar as reflexões para a educação. Concluindo que educação deve nos subsidiar para almejarmos a autonomia, e a transformação social.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Braga de Sousa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Doutoranda em Educação - formação de professores, pela Universidade Estadual do Ceará.- UECE. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, Universidade Federal do Ceará - UFC. Especializações em Turismo e Hospitalidade - IFCE, e em Gestão Educacional - faculdade ISEIB/MG. Licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará.Professora efetiva da rede estadual de educação. Foi pesquisadora-bolsista do CNPq. Possui experiência na gestão escolar nos cargos de coordenadora e diretora escolar. Foi professora do curso de Licenciatura em História no instituto INESC-IDECC, da Universidade Vale do Acaraú-CE. Atuou como professora/formadora regional, na gestão e coordenação pedagógica do programa federal de formação de professores: pacto pelo fortalecimento do ensino médio, do ministério da educação -MEC. Participante do Grupo de Estudos PEMO - Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, da Universidade Estadual do Ceará -UECE. Desenvolve seu trabalho docente, práticas pedagógicas e pesquisas principalmente nas áreas de interesse: História. história da educação no Ceará, educação, biografias de educadoras cearenses, formação de professores, ensino de história, educação ambiental, teatro, arte-educação, educação de jovens e adultos e educação popular.

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Doutoranda em Educação-Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Educação Física-Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Pesquisas Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-PEMO/UECE.

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

SOUSA, A. C. B. de; PEREIRA, A. S. M. Paulo Freire, o andarilho da utopia: reflexões para a transformação social através da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3755. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3755. Acesso em: 21 dez. 2024.