Educação ambiental e o currículo escolar: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.7179

Palavras-chave:

Educação ambiental, Currículo, Natureza

Resumo

O despertar da cidadania é um dos mais libertários momentos da vida de crianças, jovens e adultos. É quando a noção de direitos e deveres transcende meros interesses individuais para traduzir uma nova visão de mundo, que reflete a responsabilidade de cada pessoa na construção de valores coletivos plenos, plurais e democráticos que assegurem o bem-estar humano e o respeito a todas as formas de vida em suas mais variadas manifestações. Na busca de soluções que alteram ou subvertem a ordem vigente, o tema propõe novos modelos de relacionamentos mais harmônicos com a natureza, novos paradigmas e novos valores éticos com uma visão holística, adota postura de integração e participação. Uma educação abrangente, crítica, problematizada. Para respaldar o estudo, a metodologia que utilizamos está amparada nos conceitos de Minayo (1999), quando diz que ao elaborar um projeto de pesquisa, o pesquisador estará lidando com, no mínimo, três dimensões: técnica, que são as regras científicas para a construção do projeto; ideológica, que está relacionada às escolhas do pesquisador, sempre tendo em vista o momento histórico; e, científica, haja vista que ultrapassa o senso comum a partir do método científico. Podemos caracterizar nossa pesquisa como sendo exploratória e bibliográfica, uma vez que buscamos fundamentação teórica com autores como Brasil (2018; 2001), Epagri (2014), Figueiredo (1999), Gil (2002), Minayo (1999), entre outros.

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Biografia do Autor

Francisco Átila Carneiro Lima, Escola Pequeno Mestre

Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialização (cursando) no Ensino de Geografia.

Ana Caroline de Vasconcelos de Araújo Arnaud, Instituto Acqua Ação e Cidadania

Enfermeira. Mestranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional – MDR, pela Universidade Anhanguera – Uniderp. Especialista em Saúde Mental pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – Facel, São Luís-MA. Graduada em Enfermagem pela Universidade Ceuma – Uniceuma, São Luís-MA.

Fernando Luís de Sousa Correia, Universidade da Madeira

Professor Auxiliar da Universidade da Madeira; Coordenador Científico do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira; Diretor do Curso de Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica da Universidade da Madeira; Coordenador das Práticas Pedagógicas do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira.

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Federal do Cariri

Pedagoga, Doutora em Educação, Professora da Educação Superior e dos Programas de Mestrado: PRODER/UFCA, PMPEDU/UFCA, PROFHISTÓRIA/URCA. Universidade Regional do Cariri. Crato-Ceará-Brasil

Referências

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Publicado

2021-10-11

Como Citar

LIMA, F. Átila C.; ARNAUD, A. C. de V. de A.; CORREIA, F. L. de S.; QUEIROZ, Z. F. de. Educação ambiental e o currículo escolar: algumas reflexões. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e337179, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.7179. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7179. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável