Percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos em um curso de formação de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024004

Palabras clave:

Formação de professores, Práticas avaliativas, Ensino-aprendizagem

Resumen

O estudo teve como objetivo identificar a percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos nas aulas de um curso de formação de professores de uma universidade pública do interior do centro-sul cearense. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de cunho quantitativa. Participaram 175 estudantes de um curso de licenciatura em educação física, sendo 101 referente ao sexo masculino e 74 do feminino com média de idade 27 ± 3,01. Foi aplicado um questionário de natureza fechada via Google Forms, contendo 15 questões, sendo duas direcionadas a composição do corpus deste trabalho. Foram realizadas estatísticas descritivas, frequência relativa e absoluta para o tratamento dos dados através do software statistical package for the social sciences versão 22.0. Os resultados apontam predominância de provas e trabalhos escritos como instrumentos/práticas avaliativas, no entanto, há baixa aceitação discente acerca destas práticas e ausência da autoavaliação do aluno e do professor enquanto proposta avaliativa.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lucas Souza Silva , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Bolsista de Produtividade Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (FUNCAP). Licenciado em Educação Física. Membro do Grupo de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação (IMPA/UECE/CNPq).

Ana Luíza Feitosa Bezerra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação (IMPA/UECE/CNPq).

Nadja Fonseca da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Pesquisadora Integrante do Grupo de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA) da UECE. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. (PPGE-UEMA) e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC).

Citas

ANDRADE, L. A.; SILVA, L. S.; BENTO, N. M. S. Percepção discente sobre avaliação do curso de licenciatura em educação física no ensino a distância. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. e021016-e021016, set. 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.51281/impa.e021016

AMÂNCIO, I.; KEMCZINSKI, A.; DICKEL, M. Acurácia da Autoavaliação Discente no Ensino Superior: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 30, p. 182-209, maio. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.5753/rbie.2022.2304

BARBOSA, J. O. A importância das avaliações orais no ensino de Física como parte do processo de ensino-aprendizagem do aluno. 2022. 43 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67294 Acesso em: 05 abril. 2024.

BATISTA, P. F.; GRAÇA, A. B. Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade. Pro-Posições, Campinas, v. 32, p. e20180084, jun. 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0084

BEGO, G. A.; ANJOS, J. R. C. A importância da Educação Física Escolar Para a Formação do Indivíduo na Sociedade. Revista Saúde UniToledo, v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: http://www.ojs.toledo.br/index.php/saude/article/view/3557/639 Acesso em: 15 mar. 2024.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 12 edição. São Paulo: Cortez, 2013.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Avaliação na educação a distância. Fortaleza: Uab/Uece, 2015.

MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. O esvaziamento da didática e da pedagogia na (nova) BNC de formação inicial de professor da educação básica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 1014-1035, dez. 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1014-1035

MEDEIROS FILHO, A. E. C et al. Fatores de escolaridade associados ao desempenho dos estudantes de Educação Física no ENADE. Revista@ mbienteeducação, Tatuapé, v. 13, n. 1, p. 44-57, jan. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.26843/v13.n1.2020.790.p44-57

PAULA, A. S. N et al. A presença da noção de accountability ao longo da história das políticas de avaliação da educação superior no Brasil. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-13, maio. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4685 Acesso em: 05 abril. 2024.

SILVA, L. S.; SILVA, F. F.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. Raça/etnia e o desempenho dos estudantes de educação física no Enade. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. e020016-e020016, set. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.51281/impa.e020016

SILVA NETA, M. L..; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. M.; SANTOS, M. T. S. C. Práticas

avaliativas nos cursos de pedagogia: concepções, modelos e planejamento. Tendencias pedagógicas, Madrid, n. 38, p. 137-147, abr. 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8032401 Acesso em: 05 abril. 2024.

SOUZA, N. A. Portfólio na promoção da autoavaliação da aprendizagem: a educação infantil sob foco. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 79–99, jun. 2014. DOI: https://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3200

VIANNA, H. M. Medidas Referenciadas a Critério-Uma Introdução. Série Ideias, n. 8, 1998.

Publicado

2024-06-27

Cómo citar

SILVA , L. S.; BEZERRA, A. L. F.; SILVA, N. F. da. Percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos em um curso de formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024004, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024004. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12862. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.