Da construção conceitual da avaliação educacional às práticas de avaliação da aprendizagem na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020012

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Formação docente, Práticas avaliativas, Instituto Federal

Resumo

O objetivo do presente estudo concentrou-se em analisar as concepções de avaliação da aprendizagem dos professores do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras, e suas influências nas práticas avaliativas na formação docente. A pesquisa, de caráter descritivo, de abordagem qualitativa, teve como sujeitos os professores do curso supracitado. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta de dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e consulta ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A análise dos dados foi realizada à luz do enfoque fenomenológico, com base na hermenêutica proposta por Hans-Georg Gadamer (1900-2002), com a técnica da fusão de horizontes. Constatou-se, dentre outros aspectos, que, apesar de muitos dos profissionais sinalizarem a intenção de realizar práticas de avaliação contínua, numa perspectiva formativa, ainda é muito forte a herança da avaliação vinculada à ideia de aplicação de testes, de mensuração.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga, Instituto Federal de Educação da Paraíba

Doutora e Mestra em Educação, linha de Avaliação Educacional, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/FECLI). Professora do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).

Lucas Melgaço da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFC), linha de avaliação educacional, eixo de avaliação do ensino-aprendizagem. Graduado em Pedagogia (UFC). Professor efetivo do Sistema Municipal de Ensino de Maracanaú.

Wirla Risany Lima Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora em Educação e Mestrado na mesma área, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) e graduada em Pedagogia pela UFC, com habilitação em Administração Escolar. Atualmente é professora associada da UFC.

Publicado

2020-07-06

Como Citar

GONZAGA, A. E. de S.; SILVA, L. M. da; CARVALHO, W. R. L.; CIASCA, M. I. F. L. Da construção conceitual da avaliação educacional às práticas de avaliação da aprendizagem na formação docente. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 2, p. e020012, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020012. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3874. Acesso em: 24 jul. 2024.