Assessment strategies used in supervised curricular internship in physical education in emergency remote education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022001

Keywords:

Supervised internship, Assessment, Remote teaching, Teacher training

Abstract

The study aimed to report the evaluative strategies used in the supervised curricular internship in physical education in emergency remote education. We emphasize the use of systematic diagnostic and formative assessment as assessment strategies in the teaching-learning process, based on questionnaires (Google Forms) and online games (Wordwal) as a proposal for assessment instruments. We emphasize that the evaluative proposal was well accepted by the students, considering the social distance caused by the Novo-Coronavirus (Covid-19). We evidence that the experiences with the internship in emergency remote teaching contributed to the acquisition of learning related to teaching activities, such as mastery of digital platforms and information and communication technologies (ICT's).

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Lucas Souza Silva, Universidade Regional do Cariri

Licenciando em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Bolsista do Programa Institucional e Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA).

Paulo Henrique Rodrigues da Silva, Universidade Regional do Cariri

Licenciando em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA).

Nargila Mara da Silva Bento, Universidade de Brasilia

Doutoranda em Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri

Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

References

BACILA, Maria Silvia. A prática pedagógica do formador do professor alfabetizador

mobilizada pela pandemia nas instituições de Ensino Superior e o uso das tecnologias da informação e comunicação. Revista Diálogo Educacional, Porto Velho, v. 21, n. 69, mar. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AO07

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008: Dispõe sobre o estágio de

estudantes. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 20 mai. 2021.

CARNEIRO, Leonardo Andrade et al. Uso de tecnologias no ensino superior público

brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 8, p. 1-18, jul. 2020. DOI:

https://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485

CEARÁ. Decreto n° 33.510, de 19 de março de 2020. Decreta o fechamento do

comércio, incluindo as entidades educacionais pelo período de 15 dias, e dá outras

providências. Diário Oficial do Estado. Fortaleza, CE, 2020. Disponível em:

https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390721>. Acesso em: 06 mai. 2021.

CEARÁ. Decreto n° 33.575, de 5 de maio de 2020. Prorroga, no âmbito estadual, as

medidas restritivas de enfrentamento à COVID-19, e dá outras providências. Diário

Oficial do Estado. Fortaleza, CE, 2020. Disponível em:< https://www.cge.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/20/2020/05/DECRETO-N%C2%BA33.575-de-05-de-maio-de-2020.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2021.

GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e238957, set. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/ES.238957

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2014.

MARQUES, Viana Cristina; AMARAL, Sergio Ferreira. As necessidades educacionais evidenciadas pela pandemia de covid-19. Internet Latent Corpus Journal, Aveiro, v. 10, n. 1, p. 6-19, dez. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.21044.

MOMETTI, Carlos. O saber necessário à prática docente na humanidade digital. Revista De Educação Matemática, Guarulhos, v. 18, p. e021010-e021010, fev. 2021. DOI: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/482

OLIVEIRA, Hudson Vale; SOUZA, Francimeire Sales. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, ago. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3753654.

SILVA, Ana Paula Santos et al. Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 7, n. 5, p. 228-237, maio. 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n5-168

SILVA, Lucas Souza et al. Percepção discente sobre as práticas avaliativas nas aulas de Educação Física no ensino médio integral. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. e020005-e020005, fev. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.51281/impa.e020005

SOUSA, Galdino Rodrigues; BORGES, Eliane Medeiros; COLPAS, Ricardo Ducatti. Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na Educação Básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 146-169, ago. 2020. Disponível em:< https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8883>. Acesso em: 06 mai. 2021.

SOUSA FILHO, Samuel Pereira et al. Experiências dos estudantes de educação física no estágio curricular na educação infantil. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 1021-1025, 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1021-1025

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). Conselho de Ensino, Pesquisa e

Extensão (CEPE). Resolução nº 014/2020 – CEPE. Dispõe sobre a autorização, em

caráter excepcional, dos estágios supervisionados obrigatórios, por via remota, para

estudantes possíveis concludentes dos cursos de graduação e dá outras providencias. Crato, CE, 2020b. Disponível em:< http://www.urca.br/novo/portal/images/2019/resoluo_n_14_prticas_jurdicas_e_estgios_obrigatrios-.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2021.

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). Conselho de Ensino, Pesquisa e

Extensão (CEPE). Resolução nº 015/2020 – CEPE. Dispõe sobre a continuidade e a finalização, em caráter excepcional, dos semestres letivos que indica e dá outras

providências. Crato, CE, 2020c. Disponível

em:<http://www.urca.br/novo/portal/images/pdfs/foto/resolucao_cepe_n_015.pdf>.

Acesso em: 06 mai. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. COVID-19 strategic preparedness and

response plan: operational planning guideline: 1 February 2021 to 31 January

World Health Organization, 2021. Disponível em:< https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/340073/WHO-WHE-2021.03-eng.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2021.

Published

2022-01-08

How to Cite

SILVA, L. S.; SILVA, P. H. R. da .; BENTO, N. M. da S.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de . Assessment strategies used in supervised curricular internship in physical education in emergency remote education. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e022001, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022001. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6780. Acesso em: 23 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>