Estratégias avaliativas utilizadas no estágio curricular supervisionado em educação física no ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022001

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Avaliação, Ensino Remoto, Formação de professores

Resumo

O estudo teve como objetivo relatar as estratégias avaliativas utilizadas no estágio curricular supervisionado em educação física no ensino remoto emergencial. Ressaltamos o uso da avaliação diagnóstica e formativa sistemática como estratégias avaliativas no processo de ensino-aprendizagem, a partir de questionários (Google Forms) e jogos online (Wordwal) como proposta de instrumentos de avaliação. Destacamos que a proposta avaliativa ocorreu com boa aceitação por parte dos escolares, considerando o distanciamento social ocasionado pelo Novo-Coronavírus (Covid-19). Evidenciamos que as experiências vivenciadas com a realização do estágio no ensino remoto emergencial contribuíram para a aquisição de aprendizagens referentes à atuação docente, tais como o domínio com as plataformas digitais e tecnologias de informação e comunicação (TIC’s).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Souza Silva, Universidade Regional do Cariri

Licenciando em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Bolsista do Programa Institucional e Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA).

Paulo Henrique Rodrigues da Silva, Universidade Regional do Cariri

Licenciando em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA).

Nargila Mara da Silva Bento, Universidade de Brasilia

Doutoranda em Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri

Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Referências

BACILA, Maria Silvia. A prática pedagógica do formador do professor alfabetizador

mobilizada pela pandemia nas instituições de Ensino Superior e o uso das tecnologias da informação e comunicação. Revista Diálogo Educacional, Porto Velho, v. 21, n. 69, mar. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AO07

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008: Dispõe sobre o estágio de

estudantes. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 20 mai. 2021.

CARNEIRO, Leonardo Andrade et al. Uso de tecnologias no ensino superior público

brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 8, p. 1-18, jul. 2020. DOI:

https://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485

CEARÁ. Decreto n° 33.510, de 19 de março de 2020. Decreta o fechamento do

comércio, incluindo as entidades educacionais pelo período de 15 dias, e dá outras

providências. Diário Oficial do Estado. Fortaleza, CE, 2020. Disponível em:

https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390721>. Acesso em: 06 mai. 2021.

CEARÁ. Decreto n° 33.575, de 5 de maio de 2020. Prorroga, no âmbito estadual, as

medidas restritivas de enfrentamento à COVID-19, e dá outras providências. Diário

Oficial do Estado. Fortaleza, CE, 2020. Disponível em:< https://www.cge.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/20/2020/05/DECRETO-N%C2%BA33.575-de-05-de-maio-de-2020.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2021.

GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e238957, set. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/ES.238957

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2014.

MARQUES, Viana Cristina; AMARAL, Sergio Ferreira. As necessidades educacionais evidenciadas pela pandemia de covid-19. Internet Latent Corpus Journal, Aveiro, v. 10, n. 1, p. 6-19, dez. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.21044.

MOMETTI, Carlos. O saber necessário à prática docente na humanidade digital. Revista De Educação Matemática, Guarulhos, v. 18, p. e021010-e021010, fev. 2021. DOI: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/482

OLIVEIRA, Hudson Vale; SOUZA, Francimeire Sales. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, ago. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3753654.

SILVA, Ana Paula Santos et al. Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 7, n. 5, p. 228-237, maio. 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n5-168

SILVA, Lucas Souza et al. Percepção discente sobre as práticas avaliativas nas aulas de Educação Física no ensino médio integral. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. e020005-e020005, fev. 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.51281/impa.e020005

SOUSA, Galdino Rodrigues; BORGES, Eliane Medeiros; COLPAS, Ricardo Ducatti. Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na Educação Básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 146-169, ago. 2020. Disponível em:< https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8883>. Acesso em: 06 mai. 2021.

SOUSA FILHO, Samuel Pereira et al. Experiências dos estudantes de educação física no estágio curricular na educação infantil. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 1021-1025, 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1021-1025

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). Conselho de Ensino, Pesquisa e

Extensão (CEPE). Resolução nº 014/2020 – CEPE. Dispõe sobre a autorização, em

caráter excepcional, dos estágios supervisionados obrigatórios, por via remota, para

estudantes possíveis concludentes dos cursos de graduação e dá outras providencias. Crato, CE, 2020b. Disponível em:< http://www.urca.br/novo/portal/images/2019/resoluo_n_14_prticas_jurdicas_e_estgios_obrigatrios-.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2021.

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA). Conselho de Ensino, Pesquisa e

Extensão (CEPE). Resolução nº 015/2020 – CEPE. Dispõe sobre a continuidade e a finalização, em caráter excepcional, dos semestres letivos que indica e dá outras

providências. Crato, CE, 2020c. Disponível

em:<http://www.urca.br/novo/portal/images/pdfs/foto/resolucao_cepe_n_015.pdf>.

Acesso em: 06 mai. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. COVID-19 strategic preparedness and

response plan: operational planning guideline: 1 February 2021 to 31 January

World Health Organization, 2021. Disponível em:< https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/340073/WHO-WHE-2021.03-eng.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2021.

Publicado

2022-01-08

Como Citar

SILVA, L. S.; SILVA, P. H. R. da .; BENTO, N. M. da S.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de . Estratégias avaliativas utilizadas no estágio curricular supervisionado em educação física no ensino remoto emergencial. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e022001, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022001. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6780. Acesso em: 23 nov. 2024.