Competências socioemocionais na educação especial: promovendo a educação emocional
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14231Palavras-chave:
Educação especial, Ajustamento emocional, Educação socioemocional, Autorregulação emocionalResumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise exploratória sobre as competências socioemocionais no ambiente escolar, junto a alunos com necessidades especiais, identificando contribuições para o processo de aprendizagem. A capacidade de integrar recursos socioemocionais e cognitivos permite aos indivíduos avaliar e utilizar a habilidade mais adequada para cada situação. As habilidades socioemocionais estão relacionadas ao ajustamento social e emocional dos indivíduos, contribuindo para o prazer e bem-estar ao longo da vida. Este estudo pretende incentivar educadores a implementar a aprendizagem socioemocional nas escolas, destacando sua importância para a vida em sociedade. Alunos com necessidades especiais enfrentam preconceito e exclusão e, aprender a lidar com emoções pode aumentar as possibilidades de superação. Inserir a Educação Emocional no currículo escolar inclui aspectos afetivos e emocionais essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. As conclusões iniciais indicam que a Educação Emocional pode ajudar na regulação emocional e na superação de barreiras sociais.
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