Competências socioemocionais na educação especial: promovendo a educação emocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14231

Palavras-chave:

Educação especial, Ajustamento emocional, Educação socioemocional, Autorregulação emocional

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise exploratória sobre as competências socioemocionais no ambiente escolar, junto a alunos com necessidades especiais, identificando contribuições para o processo de aprendizagem. A capacidade de integrar recursos socioemocionais e cognitivos permite aos indivíduos avaliar e utilizar a habilidade mais adequada para cada situação. As habilidades socioemocionais estão relacionadas ao ajustamento social e emocional dos indivíduos, contribuindo para o prazer e bem-estar ao longo da vida. Este estudo pretende incentivar educadores a implementar a aprendizagem socioemocional nas escolas, destacando sua importância para a vida em sociedade. Alunos com necessidades especiais enfrentam preconceito e exclusão e, aprender a lidar com emoções pode aumentar as possibilidades de superação. Inserir a Educação Emocional no currículo escolar inclui aspectos afetivos e emocionais essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. As conclusões iniciais indicam que a Educação Emocional pode ajudar na regulação emocional e na superação de barreiras sociais.

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Biografia do Autor

Adriane Vidal Vaz, Prefeitura do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino das Ciências (Unigranrio), Psicóloga (Unisuam), Administradora de Empresas (Sociedade Unificada Augusto Mota), especialização em Neurociência Pedagógica, experiência na área de Educação e Psicologia Cognitivo Comportamental, ênfase em Educação Especial. 

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

Vaz, A. V. (2024). Competências socioemocionais na educação especial: promovendo a educação emocional. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–24. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14231