Aprendizagem baseada em Projetos: a didática como orientadora da prática pedagógica
Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em Projetos, Didática, ReflexividadeResumo
Aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia de ensino-aprendizagem que está cada vez mais comum em sala de aula. A prática pedagógica através da diádica docente proporciona uma aprendizagem mais produtiva, enriquecedora e cada vez mais participativa. A pergunta central da pesquisa é: como a metodologia de Aprendizagem baseada em Projetos contribui para o desenvolvimento de um ensino crítico e reflexivo? O objetivo geral: compreender o processo de ensino e aprendizagem com base em projetos. De forma mais específica: perceber a relação entre a aprendizagem baseada em projetos e suas contribuições para um ensino significativo; verificar o papel da didática na construção de uma aprendizagem baseada em projetos. Quanto a metodologia da pesquisa, trata-se de um trabalho bibliográfico de cunho qualitativo. Os resultados apontam que a aprendizagem baseada em projetos, através de uma didática orientadora e reflexiva, torna a aprendizagem significativa e transformadora.
Downloads
Referências
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
CÂNDIDO, W. A nova e velha mesmice da aula exposotiva. In: Simpósio de Pedagogia, 2012, Goiânia. Anais do Simpósio de Pedagogia. Goiânina,2012.
FRANCO, M. A S, GHEDIN, E. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
GOODMAN, Brandon. A dynamic approach to teaching in which students explore real-world problems and challenges, simultaneously developing 21st Century skills while working in small collaborative groups. ESPY Educational Psychology, 505, 2010. Disponível em: https://www.fsmilitary.org/pdf/Project_Based_Learning.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. Ed. São Paulo; Cortez, 2010.
MARCONI, A; LAKATOS, E. Fundamentos da metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 20103.
MINAYO, M. C de S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: DESLANDES, S. F., GOMES, R.; MINAYO, M. C. de S. (Orgs.). Pesquisa social teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v.2.Ponta Grossa-PR, editora UEPG, 2015.
PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de aula invertida a análise de uma experiência na disciplina de cálculo I. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 739-759, ago. 2017.
PERRENOUD, P. et al. Formando Professores Profissionais. 2.ed. Porto Alegre: Artimed, 2001.
¬¬¬PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? Editora: Cortez, 2018.
PIMENTA, S.G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S.G; GHEDIN, E. (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2003.
SMOLE, K.S. Aprendizagem significativa: o lugar do conhecimento e da inteligência. 2019. Disponível em:< https://mathema.com.br/artigos/aprendizagemsignificativa-o-lugar-do-conhecimento-e-da-inteligencia/. Acesso em: 20 ago. 2022.
VEIGA, I. P. A. Didática: uma retrospectiva histórica. In: VEIGA, I. P. A. (coord.). Repensando a didática. 23.ed.Campinas: 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carlos Henrique de Sousa Barbosa, Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.