Professor(a) pesquisador(a): desdobramentos na formação humana e na relação ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Professor, Pesquisa, Formação, Ensino-aprendizagemResumo
O presente estudo é uma proposta crítica-reflexiva que emerge da necessidade de avistarmos, no cerne do processo educativo, uma perspectiva que compreenda o professor pesquisador como princípio do fazer pedagógico, pressupondo a pesquisa como processo emancipatório dos sujeitos, ação que envolve a atuação do professor e se desdobra na formação do educando. Tem como principais suportes teóricos as defesas do educador e sociólogo Pedro Demo, assim como os argumentos de Paulo Freire quando admite que a investigação é a base para o ensinar e para o aprender. Considera que quando o docente se identifica pesquisador, compreende-se também como agente do processo libertário-humanístico da educação, no movimento contínuo da sua reflexão-ação-reflexão, e reafirma-se na necessidade de situar a ação educativa como espaço importante de formação do indivíduo em vista à autonomia humana.
Downloads
Referências
BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 323917, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3917. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3917. Acesso em: 15 out. 2022.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 1. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores- Saberes da Docência e IdentidadedoProfessor.In:Nuances.Vol.III.Disponívelem:(https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1287224/mod_resource/content/1/Pimenta_Form%20de%20profs%20e%20saberes%20da%20docencia.pdf). Acesso em: 15 ago. 2022.
SCHIMITT, Miguel Ângelo. Ação-Reflexão-Ação: A prática reflexiva como elemento transformador do cotidiano educativo. Revista eletrônica do núcleo de estudos e pesquisas do Protestantismo da Faculdades EST- EST. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp. Acesso em 27 ago. 2022.
SOUSA, Jr, Justino de. Práxis, ontologia e formação humana. Lisboa: Lisbon Press, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Michele Gomes de Queiroz, Milene Kinlliane Silva de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.