Professor(a) pesquisador(a): desdobramentos na formação humana e na relação ensino-aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Professor, Pesquisa, Formação, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente estudo é uma proposta crítica-reflexiva que emerge da necessidade de avistarmos, no cerne do processo educativo, uma perspectiva que compreenda o professor pesquisador como princípio do fazer pedagógico, pressupondo a pesquisa como processo emancipatório dos sujeitos, ação que envolve a atuação do professor e se desdobra na formação do educando. Tem como principais suportes teóricos as defesas do educador e sociólogo Pedro Demo, assim como os argumentos de Paulo Freire quando admite que a investigação é a base para o ensinar e para o aprender. Considera que quando o docente se identifica pesquisador, compreende-se também como agente do processo libertário-humanístico da educação, no movimento contínuo da sua reflexão-ação-reflexão, e reafirma-se na necessidade de situar a ação educativa como espaço importante de formação do indivíduo em vista à autonomia humana.

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Biografia do Autor

Michele Gomes de Queiroz, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Professora das series iniciais do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Pós-graduada em Gestão e Coordenação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Concludente em Letras Português e Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul. Aluna do curso de especialização em Alfabetização de crianças e multiletramentos (UECE). 

Milene Kinlliane Silva de Oliveira, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Pedagogia pela UECE.

Referências

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Queiroz, M. G. de ., & Oliveira, M. K. S. de . (2022). Professor(a) pesquisador(a): desdobramentos na formação humana e na relação ensino-aprendizagem. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8781

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