Professor(a) pesquisador(a): desdobramentos na formação humana e na relação ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Professor, Pesquisa, Formação, Ensino-aprendizagemResumo
O presente estudo é uma proposta crítica-reflexiva que emerge da necessidade de avistarmos, no cerne do processo educativo, uma perspectiva que compreenda o professor pesquisador como princípio do fazer pedagógico, pressupondo a pesquisa como processo emancipatório dos sujeitos, ação que envolve a atuação do professor e se desdobra na formação do educando. Tem como principais suportes teóricos as defesas do educador e sociólogo Pedro Demo, assim como os argumentos de Paulo Freire quando admite que a investigação é a base para o ensinar e para o aprender. Considera que quando o docente se identifica pesquisador, compreende-se também como agente do processo libertário-humanístico da educação, no movimento contínuo da sua reflexão-ação-reflexão, e reafirma-se na necessidade de situar a ação educativa como espaço importante de formação do indivíduo em vista à autonomia humana.
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