Formação de diretores escolares para o programa saúde na escola

uma pesquisa–ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14.898

Palavras-chave:

Saúde na escola, Educação escolar, Educação para a saúde

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar um processo de formação sobre as características do Programa Saúde na Escola (PSE), com diretores escolares. O estudo foi realizado com uma pesquisa- ação, em abordagem qualitativa. O cenário de estudo foi no município de São Benedito- Ceará. Os participantes da pesquisa foram 10 diretores de escolas públicas.Na fase I, foi possível diagnosticar após a análise das respostas que 90% dos diretores conhecem a existência do PSE. Na fase II, constituiu em uma ação no formato de formação sobre o PSE. Na fase III ocorreu a entrevista em grupo com os diretores participantes da formação, onde relataram que a formação foi excelente, prática, objetiva e dinâmica. Os resultados da pesquisa indicam que formação sobre o PSE, contribui expressivamente para a transformação das práticas profissionais, constituindo como uma estratégia essencial para o aprimoramento das ações do PSE.

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Biografia do Autor

Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde- UECE (2019). Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017),apresentando conhecimento no uso de Metodologias Ativas em sala de aula. Especialista em Obstetrícia pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza- FAMETRO (2014). Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (2011). Concursada na Prefeitura Municipal de São Benedito-Ceará, no cargo de enfermeira da Estratégia Saúde da Família (2012), onde atuou exercendo o cargo de Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), na Secretaria Municipal de Saúde de São Benedito-Ceará (2014-2017).

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará desde 2003. É professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UECE - PPGE (Mestrado e Doutorado em Educação), docente e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino da Saúde - CMEPES UECE. Coordena o Curso de Graduação em Educação Física à Distância da UECE/UAB; a Especialização em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas (UECE); e o Projeto de Extensão - Núcleo de Danças e Lutas da UECE (NUDAL). É Faixa Preta de Karate 6º Grau (CBK/FCK). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE. É conselheiro no Conselho Regional de Educação Física - CREF5. 

Lídia Andrade Lourinho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Coletiva (UECE/UFC/UNIFOR). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR). Pedagoga. Fonoaudióloga. Psicopedagoga. Pesquisadora do Laboratório de Saúde nos Espaços Educacionais com foco na Educação em Saúde e na Formação em Saúde, ligado ao Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bolsista de doutorado da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). 

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Publicado

2020-01-25

Como Citar

VERAS, K. da C. B. B.; FERREIRA, H. S.; LOURINHO, L. A. Formação de diretores escolares para o programa saúde na escola: uma pesquisa–ação. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 195–215, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14.898. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/898. Acesso em: 20 abr. 2024.