Liderança pelo cuidado como geradora de confiança em professores chilenos
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14355Palavras-chave:
liderazgo, confianza, cuidado, docentes, directoresResumo
Liderança atenciosa refere-se a um conjunto de práticas que promovem o bem-estar integral (emocional, social e acadêmico) na comunidade escolar. Nesse contexto, este artigo busca reconhecer até que ponto os professores percebem y valorizam práticas (ou ações) de cuidado e confiança por parte de seus dirigentes. Foi utilizada uma abordagem quantitativa, aplicando um questionário a 333 professores da Região Metropolitana do Chile. Os resultados indicam que os professores valorizam positivamente a competência e a integridade dos seus diretores escolares, no entanto as dimensões de estima e respeito, embora valorizadas positivamente, apresentam pontuações mais baixas.
Downloads
Referências
BRYK, A. S.; SCHNEIDER, B. Trust in schools: a core resource for improvement. New York: Russell Sage, 2002.
CLEOVOULOU, Y.; IZNARDO, M.; KAMANI, F. An examination of equity pedagogy during program coherence building in teacher education. Teaching and Teacher Education, v. 120, e103866, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103866. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103866
HANDFORD, V.; LEITHWOOD, K. Why teachers trust school leaders. Journal of Educa-tional Administration, [S.l. ], v. 51, n. 2, p. 194-212, 2013. DOI: https://doi.org/10.1108/09578231311304706 DOI: https://doi.org/10.1108/09578231311304706
HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; FERNÁNDEZ COLLADO, C.; BAPTISTA LUCIO, P. Meto-dología de la investigación. 6. ed. México: McGraw-Hill Interamericana, 2014.
KENNEDY, K.; WALLS, J. How district leaders create caring organizations. Phi Delta Kappan, [S.l. ], v. 103, n. 5, p. 13-17, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/00317217221079973. DOI: https://doi.org/10.1177/00317217221079973
LOUIS, K.; MURPHY, J. Trust, caring and organizational learning: the leader’s role. Jour-nal of Educational Administration, [S. l.], v. 55, n. 1, p. 103-126, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/JEA-07-2016-0077. DOI: https://doi.org/10.1108/JEA-07-2016-0077
LOUIS, K.; MURPHY, J. El enfoque del liderazgo positivo y su relevancia para las relacio-nes en la escuela. In: WEINSTEIN, J.; MUÑOZ, G. (org.). Liderazgo en escuelas de alta complejidad sociocultural: diez miradas. Santiago: Universidad Diego Portales, 2019. p. 153-191.
MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 709-734, 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/258792
NODDINGS, N. Caring: a feminine approach to ethics and moral education. Berkeley: University of California, 1984.
NODDINGS, N. Educating moral people: a caring alternative to character education. New York: Teachers College, 2002.
OVIEDO, H. C.; CAMPO-ARIAS, A. Aproximación al uso del coeficiente alfa de Cronbach. Revista Colombiana de Psiquiatría, Bogotá, v. 34, n. 4, p. 572-580, 2005. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-74502005000400009&lng=en&tlng=es. Acesso em: 20 dez. 2024.
PEÑA FREDES, J.; WEINSTEIN CAYUELA, J.; RACZYNSKI, D. Construcción y pérdida de la confianza de docentes: un análisis de incidentes críticos. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v. 44, n. 1, p. 329-345, 2018. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-07052018000100329. DOI: https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol17-Issue1-fulltext-1174
PNUD. Informe sobre Desarrollo Humano en Chile 2024. ¿Por qué nos cuesta cambiar?: conducir los cambios para un Desarrollo Humano Sostenible. Santiago de Chile: PNUD, 2024.
RAZETO, A. La confianza interpersonal entre profesores y directores de escuelas: un pilar fundamental para la implementación de políticas y programas educativos. Foro Educacio-nal, Rio de Janeiro, n. 15, p. 57-81, 2009. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6429449.pdf Acesso em: 20 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.29344/07180772.15.628
RAZETO, A. Más confianza para una mejor escuela: el valor de las relaciones interperso-nales entre profesores y director. Cuadernos de Investigación Educativa, Montevideo, v. 8, n. 1, p. 61-76, 2017. DOI: https://doi.org/10.18861/cied.2017.8.1.2639. DOI: https://doi.org/10.18861/cied.2017.8.1.2639
ROBERTO, A. M. Pedagogical leadership of school managers and teacher's professional development: a systematic review. Educação & Formação, Fortaleza, v. 8, e10818, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/e10818. Acesso em: 10 dez. 2024.
RYU, J.; WALLS, J.; LOUIS, K. Caring leadership: the role of principals in producing car-ing school cultures. Leadership and Policy in Schools, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 585-602, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/15700763.2020.1811877. DOI: https://doi.org/10.1080/15700763.2020.1811877
SMYLIE, M.; MURPHY, J.; LOUIS, K. Caring school leadership: A multi-disciplinary cross-occupational model. American Journal of Education, [S. l.], v. 123, n. 1, p. 1-35, 2016. DOI: https://doi.org/10.1086/688166. DOI: https://doi.org/10.1086/688166
TRONTO, J. ¿Riesgo o cuidado?. Buenos Aires: Fundación Medifé, 2020.
TSCHANNEN-MORAN, M. Fostering teacher professionalism in schools: The role of leadership orientation and trust. Educational Administration Quarterly, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 217-247, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/0013161X08330501. DOI: https://doi.org/10.1177/0013161X08330501
TSCHANNEN-MORAN, M. Trust matters: Leadership for successful schools. 2. ed. Cali-fornia: Jossey-Bass, 2004.
WEINSTEIN, J.; MUÑOZ, G.; FLESSA, J. Liderazgo directivo para la calidad de la edu-cación: Aprendizajes desde un campo de investigación emergente. Calidad en la Educa-ción, Santiago de Chile, v .51, p. 10-14, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.31619/caledu.n51.793 DOI: https://doi.org/10.31619/caledu.n51.793
WEINSTEIN, J.; PEÑA, J. (ed.). Confianza relacional al interior de escuelas y liceos: re-sultados de estudios en Chile (2017-2023). Santiago: Universidad Diego Portales, 2024.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andrea Carrasco, Gonzalo Ruz, Claudio Montoya

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.