Trilhas de uma pesquisa sobre formação docente e a escola campesina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e13942

Palavras-chave:

Educação do campo, Formação de professores, Formação continuada

Resumo

O presente artigo compreende uma apresentação de nossa pesquisa – seus espaços e metodologias, e uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, que intersecciona a formação docente a realidade das escolas campesinas, no caso, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, com recorte para a Emec Antônio Camargo Correa. Assim, esta teve como objeto de estudo a formação de professores que atuam na Educação do Campo no município de Três Lagoas-MS. A pesquisa concluiu que a formação de professores e profissionais da educação, interligada ao poder público, na realidade das Escolas do Campo, ainda se encontra em defasagem.

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Biografia do Autor

Angela Olaria Dauzacher, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga, Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Mariana Esteves de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora adjunta do Curso de História e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Coordenadora do Grupo História-CPTL do Programa de Residência Pedagógica; Compõe o Grupo de Pesquisa Gforp (de Formação de Professores), e é investigadora do INCT Proprietas, que se ocupa com temáticas da história social da propriedade, acesso e do bem comum. Sindicalizada pela Adufms/ANDES e associada à ANPUH.

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

DAUZACHER, A. O.; OLIVEIRA, M. E. de. Trilhas de uma pesquisa sobre formação docente e a escola campesina. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e13942, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e13942. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13942. Acesso em: 13 maio. 2025.