A formação de educadores sociais fluminenses: entre as representações sociais e a Pedagogia Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15004

Palavras-chave:

Representações sociais, Pedagogia Social;, Formação, Educadores Sociais

Resumo

Esta investigação buscou averiguar a presença de representações sociais entre educadores sociais em um curso de extensão em uma universidade pública no Rio de Janeiro. A pesquisa de pós-doutorado em Ciências da Educação objetivou entender como essas representações sociais interferem nos processos formativos, articulando os resultados com o conceito de hospitalidade de Baptista (2005) na Pedagogia Social. Utilizando a abordagem psicossocial de Doise (2001) e Moscovici (2003), a pesquisa foi realizada no paradigma fenomenológico-interpretativo (Marques; Amendoeira, 2020) com 26 educadores sociais participantes do curso de formação continuada em Pedagogia Social. Seus portfólios e formulários foram analisados a partir da análise retórico-filosófica do discurso. Os resultados indicam a presença de representações sociais com núcleo figurativo sobre “Escola”, abrangendo temas como educação escolar, formação docente ampliada, práticas educativas não escolares, função do educador social e sujeitos empobrecidos de suas práticas.

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Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pos-Doutorando em Ciências da Educação pela UCP. Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor efetivo do Programa de Pós--Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEDU – FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Isabel Baptista, Universidade Católica Portuguesa

Doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP, 2005). Professora associada da FEP-UCP. Membro da Comissão de Ética em Tecnologia, Ciências Sociais e Humanidades (CETCH) da UCP.

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Publicado

2025-05-25

Como Citar

FERREIRA, A. V.; BAPTISTA, I. A formação de educadores sociais fluminenses: entre as representações sociais e a Pedagogia Social. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15004, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15004. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15004. Acesso em: 4 jun. 2025.