O esvaziamento do social nas finalidades da Educação e a Pedagogia Social como alternativa de formação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14563Palavras-chave:
Educação Brasileira, funções sociais da educação, Pedagogia SocialResumo
Este artigo discute a importância da Pedagogia Social como alternativa crítica ao esvaziamento das finalidades sociais na educação brasileira, influenciada pelo avanço neoliberal nas últimas décadas. Assim, se analisa as concepções acerca das finalidades educativas em nosso país, especialmente, entre os anos de 1990 e 2020. Para além disso, tem-se como objetivo apresentar a Pedagogia Social como campo que se contrapõe ao esvaziamento do sentido social e crítico da educação, promovendo uma visão de emancipação social. Com base em autores como Roberto Leher, Luiz Carlos de Freitas e José Carlos Libâneo, para tratar das mudanças nas finalidades da educação contemporânea, e de Geraldo Caliman e Roberto da Silva, no campo da Pedagogia Social, a metodologia deste artigo envolve revisão bibliográfica e análise teórica do cenário educacional brasileiro. Conclui destacando a disputa teórica entre visões neoliberais e socio-críticas, apresentando a Pedagogia Social como alternativa para promover uma educação crítica e emancipatória.
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