Desvelando as relações raciais nas práticas pedagógicas: uma leitura decolonial do cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14203

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Educação antirracista, Decolonialidade, Currículo, Formação docente

Resumo

Este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado defendida em 2023 e buscou compreender o lugar da educação antirracista e da perspectiva decolonial nas práticas pedagógicas dos/as professores/as da área de Ciências Humanas (Geografia, História e Filosofia). A pesquisa, de natureza qualitativa, visou evidenciar a reflexão da diversidade étnico-racial em espaço público de educação, através de encontros com os/as professores/as e produção de cartas pedagógicas. Utilizou-se o “fazer decolonial” (Ocaña; López, 2019) como outra maneira para pensar a metodologia baseada em princípios decoloniais. A análise revelou que os espaços utilizados pelos/as professores/as para incluir as questões étnico-raciais nas práticas pedagógicas, na maioria das vezes, envolve situações espontâneas no relacionamento entre os estudantes no cotidiano das aulas, mas precisam ser incluídas intencionalmente no currículo conforme orienta a Lei nº 10.639/2003, o que faz questionar a urgência de formação docente crítica, antirracista e decolonial, promovendo a desnaturalização e o enfrentamento do racismo.

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Biografia do Autor

Lécia Nájla dos Santos Melo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGed/UESB). Professora da educação básica, nos municípios de Ilhéus e Ubaitaba/Bahia. 

Edmacy Quirina de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar; professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB; atua no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd – UESB.

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Publicado

2025-05-21

Como Citar

MELO, L. N. dos S.; SOUZA, E. Q. de. Desvelando as relações raciais nas práticas pedagógicas: uma leitura decolonial do cotidiano escolar. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e14203, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e14203. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14203. Acesso em: 23 jun. 2025.