A urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique: contributos para a reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e13783

Palavras-chave:

Ensino técnico-profissional, Inovação, Modernização, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Uma das grandes preocupações atuais do governo moçambicano está relacionada com a qualidade do ensino técnico profissional mensurável na qualidade dos seus graduados. Dentro desta perspetiva, foi elaborado este estudo de caso qualitativo que objetiva discutir a urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique. Os dados foram obtidos, através da entrevista estruturada e do inquérito por questionário aplicados a 32 sujeitos (gestores, professores e estudantes) e foram analisados com auxílio da técnica de análise categorial de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade urgente de modernização e inovação do ensino técnico profissional em Moçambique, caraterizada por uso intensivo de recursos digitais no processo de ensino aprendizagem e formação permanente dos envolvidos, de modo a garantir o melhor uso e manutenção desses recursos. Assim, apesar de existirem algumas tecnologias nessas instituições, ainda vários aspetos se consubstanciam em desafios a ultrapassar para que a integração seja efetiva e relevante

Downloads


Biografia do Autor

Paulo Jorge Henriques, Universidade Católica de Moçambique

Doutorando em Educação Inovativa pela faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique. Mestre de Direito Fiscal, Diretor Executivo de Instituto de Gestão e Ciências de Saúde.

Bruno Ferreira Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança

Doutor em Ciências da Educação com Especialidade em Tecnologia Educativa, Mestre em TIC na Educação e Formação e Licenciado em Informática de Gestão. Exerce funções de professor adjunto convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação Básica (Cieb) do Instituto Politécnico de Bragança.

Referências

Bardin, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edicoes 70, Lda.

Brito, G. C; Santos, E. M. dos. Cartilha digital navegando pelo TPACK: um modelo teórico para planejar aulas com tecnologias digitais no contexto da BNCC. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, 2023, e0119, 2023. ISSN 2357-724X.

Campolina, L. D. O. Inovacao educativa e subjectividade: a configuracao da dimensao historico-subjetiva implicada em um projecto inovador. SL, 2012.

Conselho de Ministros. (2006). Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Moçambique (ECTIM). Horizonte Temporal 10 Anos. Moçambique.Comissão Europeia. (2020). Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027. Comissão Europeia.

Martinho. O ensino no contexto da Pademia, 2021. Obtido de O desenvolvimento de competências digitais de alunos e professores – Observador em 20 de Fev. 2024.

Novoa, António. (2023). Professores: Libertar o Futuro. São Paulo: Unesco, Diálogos Embalados.

Pedro, N; Santos, C; Mattar, J. (2023). Competências digitais: desenvolvimento e impacto na educação atual. Coleção Educação XXI. Lisboa: Instituto de Educação, 2023.

Sousa, L. T. R. de; Brasileiro, T. S. A; Lopes, C. Educadores e a Educação ao longo da vida: Desenvolvimento e aprendizado potenciados pelas tecnologias digitais, In: Costa, A; Lopes, C; Haracemiv, S. (Orgs.). Conexões 6: Educação, Psicologia e Tecnologia, vol. 5. Porto Alegre: Livrologia, 2023.

Sousa, R. A. D. (2020). As novas tecnologias na educação: contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Curitiba: UTFPR.

Pereira, A. C. R. Os desafios do uso das tecnologias digitais na educação em tempos de pandemia. ETD- Educação Temática Digital. Campinas, SP v.24 n.1 p. 187-205 jan./abr., 2022.

Prodanov, C. C; Freitas, E. C. D. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa do Trabalho Acadêmico. 2ed. Rio Grande do Sul: Universidade FEEVALE, 2013.

Teixeira, C. M. F. Inovar é preciso: concepções de inovação educação dos programas Proinfo, Enlances e Educar. Florianópolis: UEST, 2010.

Moçambique, Plano Tecnológico da Educação. 1ª Versão, 2011.

Valente, J. Diferentes usos do computador na educacao. Em aberto, Brasilia, ano 12, n. 57, Jan. Mar. 2011

Publicado

2025-04-14

Como Citar

HENRIQUES, P. J.; GONÇALVES, B. F. A urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique: contributos para a reflexão. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e13783, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e13783. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13783. Acesso em: 28 abr. 2025.