Formação de professores: as concepções epistemológicas e a perspectiva internacional em uma política pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15456

Palavras-chave:

Formação de Professores, Políticas Públicas em Educação, Relações Internacionais

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender as concepções epistemológicas de formação de professores expressas no Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (PEE/SC) e refletir sobre as respectivas metas e estratégias no contexto de sua implementação e sob a perspectiva das organizações internacionais. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se a abordagem qualitativa e as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2016) para categorizar as concepções epistemológicas de formação docente adotadas no PEE/SC. Quanto aos resultados, identificou-se que: a) o PEE/SC adota a epistemologia da prática como concepção teórica que fundamenta a formação de professores; b) a formação de professores é influenciada pela política nacional e pelas recomendações internacionais, em especial a Agenda 2030; c) não foram identificadas estratégias significativas para o financiamento da formação docente, e o alcance das metas mostra-se distante dos objetivos inicialmente estabelecidos para o decênio 2015-2024.

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Biografia do Autor

Morgana Bada Caldas, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Pós-doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Docente Pesquisadora do PPGE/UNESC.

Naiara Gracia Tibola, Universidade do Planalto Catarinense

Pós-doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Docente Pesquisadora do PPGE da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

CALDAS, M. B.; TIBOLA, N. G. Formação de professores: as concepções epistemológicas e a perspectiva internacional em uma política pública brasileira. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15456, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15456. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15456. Acesso em: 13 ago. 2025.