Formação de professores: as concepções epistemológicas e a perspectiva internacional em uma política pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15456Palavras-chave:
Formação de Professores, Políticas Públicas em Educação, Relações InternacionaisResumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender as concepções epistemológicas de formação de professores expressas no Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (PEE/SC) e refletir sobre as respectivas metas e estratégias no contexto de sua implementação e sob a perspectiva das organizações internacionais. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se a abordagem qualitativa e as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2016) para categorizar as concepções epistemológicas de formação docente adotadas no PEE/SC. Quanto aos resultados, identificou-se que: a) o PEE/SC adota a epistemologia da prática como concepção teórica que fundamenta a formação de professores; b) a formação de professores é influenciada pela política nacional e pelas recomendações internacionais, em especial a Agenda 2030; c) não foram identificadas estratégias significativas para o financiamento da formação docente, e o alcance das metas mostra-se distante dos objetivos inicialmente estabelecidos para o decênio 2015-2024.
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