Políticas públicas e a formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14657

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Infantil, Políticas Públicas

Resumo

Este estudo investiga como o município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, vem articulando as políticas públicas de formação continuada dos/as professores/as da Educação Infantil. Neste artigo, delimitou-se o recorte da pesquisa, o ano de 2019. Identificaram-se conquistas e impasses na implementação da política pública municipal Conexões de Saberes (2019), que surgiu a partir de altos índices de distorção idade-ano e evasão escolar no município. A partir dessa política, surgiu o Projeto Municipal de Letramento e Alfabetização para os/as professores/as da pré-escola e anos iniciais, para a qualificação dos/as professores/as em suas práticas alfabetizadoras, algo que despertou interesse pela inclusão da etapa da Educação Infantil no programa. O estudo teve como referencial teórico: Araújo (2011), Bardin (1977), Corsino e Nunes (2011) e Kramer (2006), realizado a partir de um estudo de caso com análise documental e questionário para docentes e entrevista com a secretária municipal de educação. Identificou-se a necessidade de formação continuada de professores/as da Educação Infantil a partir das especificidades das infâncias.

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Biografia do Autor

Bruna Lara Zottis, Rede Municipal de Santa Maria/RS

Professora da Rede Municipal de Santa Maria/RS - Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional - PPPG/UFSM

Débora Teixeira de Mello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora associada do Departamento de Administração Escolar e professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) do Centro de Educação da UFSM.

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Publicado

2025-06-18

Como Citar

ZOTTIS, B. M. L.; TEIXEIRA DE MELLO, D. Políticas públicas e a formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e14657, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e14657. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14657. Acesso em: 23 jul. 2025.