Tecnologias Digitais e Educação: desafios no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14557Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Ensino e Aprendizagem, Acesso aos Recursos TecnológicosResumo
Objetiva-se compreender os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem e sua relação com o acesso e utilização das tecnologias digitais. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, do tipo exploratória na forma de pesquisa de campo, realizada com 142 professores que atuam na educação básica. As informações foram coletadas com um questionário e analisadas pela Análise Textual Discursiva, emergindo três categorias finais. Neste estudo, discutiu-se a categoria: acesso às tecnologias digitais, sustentada pelas seguintes categorias intermediárias: acesso à internet e aos recursos tecnológicos físicos; acesso às tecnologias devido a condições sociais; e espaço físico apropriado para o uso das tecnologias. A análise evidenciou a essencialidade de investimentos em recursos tecnológicos e na formação continuada dos professores, já que, a partir da disponibilidade de tais recursos e do conhecimento dos professores, tem-se um ambiente que contribuirá para qualificar as ações educativas e para facilitar a aprendizagem dos estudantes.
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