Tecnologias Digitais e Educação: desafios no processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14557

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino e Aprendizagem, Acesso aos Recursos Tecnológicos

Resumo

Objetiva-se compreender os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem e sua relação com o acesso e utilização das tecnologias digitais. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, do tipo exploratória na forma de pesquisa de campo, realizada com 142 professores que atuam na educação básica. As informações foram coletadas com um questionário e analisadas pela Análise Textual Discursiva, emergindo três categorias finais. Neste estudo, discutiu-se a categoria: acesso às tecnologias digitais, sustentada pelas seguintes categorias intermediárias: acesso à internet e aos recursos tecnológicos físicos; acesso às tecnologias devido a condições sociais; e espaço físico apropriado para o uso das tecnologias. A análise evidenciou a essencialidade de investimentos em recursos tecnológicos e na formação continuada dos professores, já que, a partir da disponibilidade de tais recursos e do conhecimento dos professores, tem-se um ambiente que contribuirá para qualificar as ações educativas e para facilitar a aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Robson Kleemann, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação em Ciências pela FURG (Universidade Federal do Rio Grande); Mestre em Matemática (PROFMAT) pela UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul). Atualmente atuo no Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, Formação de Professores e Gestores junto à Coordenadoria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira. Membro do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE" pelo PPGEC da FURG.

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Mestra em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995). Atualmente é professora classe associado da Universidade Federal do Rio Grande.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 2017 a 2020. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas.

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

KLEEMANN, R.; MACHADO, C. C.; PEREIRA, E. C. Tecnologias Digitais e Educação: desafios no processo de ensino e aprendizagem. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e14557, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e14557. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14557. Acesso em: 9 jul. 2025.