O conceito de espécie em pauta: reflexões e percepções de estudantes da licenciatura em ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14239Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Ensino de ecologia, Ensino de Biologia, Formação inicialResumo
O objetivo principal foi discutir sobre a percepção que discentes do curso de formação inicial em licenciatura em Ciências Biológicas têm a respeito do conceito de espécie. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com caráter qualitativo, e contou com a participação de 25 discentes do primeiro semestre do referido curso da Universidade Federal do Pará, campus Marajó-Soure, que cursavam a disciplina Ecologia no período de maio a junho de 2024. Verificou-se que, embora a maioria dos participantes tenha afirmado conhecer o conceito de espécie, apenas 12% conseguiram expressar respostas coerentes a respeito deste. Isso explicita o distanciamento existente entre o que os discentes entendem por “conhecer” e a capacidade de escrita e explicação do conceito. Além disso, os discentes percebem que o uso de recursos didáticos é lúdico e estimulador e reduz a distância entre a teoria e a prática. Acredita-se, portanto, que o contato com recursos didáticos diversificados pode contribuir para a diversificação da prática docente e para o processo de ensino e aprendizagem.
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