O conceito de espécie em pauta: reflexões e percepções de estudantes da licenciatura em ciências biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14239

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Ensino de ecologia, Ensino de Biologia, Formação inicial

Resumo

O objetivo principal foi discutir sobre a percepção que discentes do curso de formação inicial em licenciatura em Ciências Biológicas têm a respeito do conceito de espécie. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com caráter qualitativo, e contou com a participação de 25 discentes do primeiro semestre do referido curso da Universidade Federal do Pará, campus Marajó-Soure, que cursavam a disciplina Ecologia no período de maio a junho de 2024. Verificou-se que, embora a maioria dos participantes tenha afirmado conhecer o conceito de espécie, apenas 12% conseguiram expressar respostas coerentes a respeito deste. Isso explicita o distanciamento existente entre o que os discentes entendem por “conhecer” e a capacidade de escrita e explicação do conceito. Além disso, os discentes percebem que o uso de recursos didáticos é lúdico e estimulador e reduz a distância entre a teoria e a prática. Acredita-se, portanto, que o contato com recursos didáticos diversificados pode contribuir para a diversificação da prática docente e para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads


Biografia do Autor

Cássia Cristine Costa Pereira, universidade Federal do Pará (UFPA) campus Marajó-Soure

Doutorado em Doenças tropicais (Núcleo de Medicina Tropical) pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Professora pela Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Marajó-Soure. 

Flávio Albuquerque, Universidade Federal do Pará

Doutorado em zoologia pelo Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Marajó-Soure, Laboratório de Invertebrados (LA-INV); Instituto de Ciências Biológicas; Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Abaetetuba, Pará, Brasil

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor EBTT pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Abaetetuba. 

Referências

ALFFONSO, C. M. Práticas inovadoras no ensino de ciências e biologia: diversidade na adversidade. Revista Formação e Prática Docente, Teresópolis, n. 2, 2019.

ALMEIDA, S. L. S. S.; ARAÚJO, M. F. F.; SILVA, N. C. Uso de textos de divulgação cien-tífica para o ensino e aprendizagem em ecologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Edu-cação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 23, e41585-25, 2023.

ANDRADE, R. E. S.; SILVA, N. C.; ARAÚJO, M. F. F. Recursos didático-pedagógicos di-versificados para o ensino de Botânica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Flori-anópolis, p. 114-136, 2024.

ARAÚJO, M. F. F.; SILVA, N. C. Percepções discentes sobre a educação para a susten-tabilidade nos cursos de licenciatura em biologia da região amazônica paraense. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 26, p. e47702, 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 2016.

BASTOS, F. O conceito de célula viva entre os alunos de segundo grau. Em Aberto, Bra-sília, DF, v. 11, n. 55, p. 63-69, 1992.

BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identifi-cáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 8 abr. 2016.

BUENO, J. G. S. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Educar em Revista, Curitiba, v. 17, p. 101-110, 2001.

CARVALHO, P. N. A.; FREITAS, F. C.; PINHEIRO-JÚNIOR, E. C.; QUEIROZ, M. B; SIL-VA, N. C.; ARAÚJO, M. F. F. Ensino de Biologia na Educação Básica: produção de mode-los didáticos e uso de práticas lúdicas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 14, e50101421667, 2021.

CRACRAFT, Joel. Species concepts and the ontology of evolution. Biology and Philoso-phy, Philadelphia, v. 2, n. 1937, p. 329-346, 1987.

ENGEL, G. I. Pesquisa-ação. Educar em Revista, Curitiba, v. 16, n. 16, p. 181-191, 2000.

FAVORETTI, V.; SILVA, V.; LIMA, R. A. O ensino de Ecologia em espaços não formais: percepções de alunos do Ensino Médio Técnico no Sul do Amazonas. Revista Cocar, Be-lém, v. 14, n. 30, 2020.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Plageder, 2009.

LONGO, F. Mérito e flexibilidade: a gestão das pessoas no setor público. São Paulo: Fun-dap, 2007.

MARÍN, Y. A. O. O ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pe-dagógicas. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, v. 12, n. 2, p. 173-185, 2017.

MAYR, E. Species concept and definitions. The Species Problem: American Association for the Advancement of Science, [S. l.], n. 50, 1957.

MENEZES, M. C. V. A.; PORPINO, K. O.; SILVA, N. C.; ARAÚJO, M. F. F. Recursos di-dáticos utilizados para o ensino e aprendizagem de seleção natural e deriva genética com estudantes do Ensino Médio. Revista Cocar, Belém, v. 20, n. 38, 2024.

MOTOKANE, M. T. Sequências didáticas investigativas e argumentação no ensino de ecologia. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. spe, p. 115-138, 2015.

RÔÇAS, G.; MONTEIRO, J. A.; SIQUEIRA-BATISTA, R. O debate teórico em torno do conceito de espécie: um “transdisciplinar” relato de experiência. Revista Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 1, p. 1-9, 2008.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. O ensino de ecologia e a experiência estética no ambien-te natural: considerações preliminares. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, p. 393-412, 2009.

SILVA, L. N. Conceitos de espécie em livros didáticos de Biologia. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Programa de Pós- -Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR, 2019.

SILVA, L. N.; MEGLHIORATTI, F. A. O conceito de espécie no ensino de Biologia: refle-xões sobre seu estatuto ontológico com foco na biodiversidade. Revista Diaphonía, Tole-do, v. 6, n. 1, p. 176-194, 2020.

SOARES, R. M.; BAIOTTO, C. R. Aulas práticas de Biologia: suas aplicações e o contra-ponto desta prática. Di@logus, Cruz Alta, v. 4, n. 2, p. 53-68, 2015.

Publicado

2025-05-27

Como Citar

PEREIRA, C. C. C.; ALBUQUERQUE, F.; SILVA, N. C. da. O conceito de espécie em pauta: reflexões e percepções de estudantes da licenciatura em ciências biológicas. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e14239, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e14239. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14239. Acesso em: 4 jun. 2025.