Desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil: metapesquisa no campo da formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e13865

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente., Formação inicial e continuada., Professor da Educação Infantil., Condições do trabalho docente.

Resumo

A pesquisa qualitativa apresentada, identificada como metapesquisa, analisou o desenvolvimento profissional dos professores da Educação Infantil no Brasil, utilizando teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Observou-se uma predominância de estudos qualitativos, com variados métodos de coleta de dados, e uma subexploração da região norte. A pesquisa destacou a influência da formação inicial e continuada, os desafios do início da docência e as condições de trabalho, além de identificar uma lacuna na definição do desenvolvimento profissional docente, sugerindo a necessidade de maior atenção às discussões conceituais. Metapesquisas como esta contribuem para o enriquecimento do debate sobre o desenvolvimento profissional docente, sublinhando a importância da reflexão teórica e dos debates na formulação de novos conceitos e categorias.

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Biografia do Autor

Nayara Macedo de Lima Jardim, Universidade Federal de Viçosa

Professora do curso de Licenciatura em Educação Infantil (Departamento de Educação Infantil) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutoramento pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba (2022-2023) e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014/2015), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1999) e Graduação em Pedagogia PUC-MG (1979). Professora titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP. Curadora do Café com Paulo Freire dos Inconfidentes – MG. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens, Adultos e Idosos – GEPEJAI.

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Publicado

2025-02-10

Como Citar

JARDIM, N. M. de L.; ARAÚJO, R. M. B. de. Desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil: metapesquisa no campo da formação docente. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e13865, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e13865. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13865. Acesso em: 24 mar. 2025.