Entre uma educação libertadora e práticas neoliberais educativas: revisão sobre a categoria Projeto de Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14699

Palavras-chave:

Educação, Práticas Neoliberais, Projeto de Vida, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O presente artigo analisa a inclusão da categoria "projeto de vida" na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob a perspectiva do avanço das práticas neoliberais na educação brasileira. Nesse sentido busca-se, a partir de uma concepção de educação libertadora, analisar o modo como a educação pode ser compreendida dentro de seus limites teóricos e subversivos ao sistema. A pesquisa utiliza análise bibliográfica e documental, centrando-se na BNCC e na Lei nº 13.415/2017, além de compreender esse corpus em seus respectivos contextos sócio-políticos, tendo na categoria projeto de vida seu principal objeto de estudo. Esta análise utiliza os conceitos Neoliberalismo e Práticas Neoliberais de Dardot e Laval (2016) e da educação libertadora de Freire (1996), como principais ferramentas analíticas, possibilitando a compreensão da realidade fenomenologicamente constituída. Em sequência, busca-se traçar caminhos viáveis para construção das aulas de projeto de vida com vistas à tentativa de subversão ao sistema neoliberal.

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Biografia do Autor

Patrick Dutra, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Pesquisador à nível de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com bolsa de Estudos Integral CAPES/PROSUC.

Beatris Pizzoni de Freitas, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduada em Letras licenciatura (Língua Portuguesa) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Pesquisador a nível de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

DUTRA, P.; FREITAS, B. P. de; SILVA, A. S. da. Entre uma educação libertadora e práticas neoliberais educativas: revisão sobre a categoria Projeto de Vida. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e14699, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e14699. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14699. Acesso em: 29 maio. 2025.