Entre uma educação libertadora e práticas neoliberais educativas: revisão sobre a categoria Projeto de Vida
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14699Palavras-chave:
Educação, Práticas Neoliberais, Projeto de Vida, Base Nacional Comum CurricularResumo
O presente artigo analisa a inclusão da categoria "projeto de vida" na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob a perspectiva do avanço das práticas neoliberais na educação brasileira. Nesse sentido busca-se, a partir de uma concepção de educação libertadora, analisar o modo como a educação pode ser compreendida dentro de seus limites teóricos e subversivos ao sistema. A pesquisa utiliza análise bibliográfica e documental, centrando-se na BNCC e na Lei nº 13.415/2017, além de compreender esse corpus em seus respectivos contextos sócio-políticos, tendo na categoria projeto de vida seu principal objeto de estudo. Esta análise utiliza os conceitos Neoliberalismo e Práticas Neoliberais de Dardot e Laval (2016) e da educação libertadora de Freire (1996), como principais ferramentas analíticas, possibilitando a compreensão da realidade fenomenologicamente constituída. Em sequência, busca-se traçar caminhos viáveis para construção das aulas de projeto de vida com vistas à tentativa de subversão ao sistema neoliberal.
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