Saber de experiência feito de estudantes da Educação de Jovens e Adultos: conhecer para valorizar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12597

Palavras-chave:

Saberes, Experiências, Estudantes, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de doutoramento realizada no âmbito de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire (EMEJA). Nos diálogos trilhados com as professoras dessa escola andarilha, objetivamos investigar se a formação continuada contribuiu para a reflexão da prática dessas educadoras. O levantamento dos dados deu-se por meio de perguntas fechadas a partir de um questionário. Partindo das respostas, empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo para a análise dos dados, gerando um Discurso Coletivizado (DC) denominado “Conhecimentos e experiências dos sujeitos: ensino e aprendizagens”. A partir das análises, observamos que as professoras possuem uma compreensão sobre a importância da valorização dos saberes socialmente construídos pelos estudantes; que os saberes prévios precisam estar incorporados ao fazer pedagógico, na condição de uma educação libertadora e não bancária; e, ainda é possível compreender que o olhar atento e cuidadoso também dialoga com a formação continuada, respeitando as especificidades da EJA.

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Biografia do Autor

Daiane Ferreira Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGEC/FURG. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEdu FURG, na linha de Linguagens, Culturas e Utopias. Membro do grupo Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE e membro do Núcleo de Estudos sobre educação do campo - NEECA. Membro do colegiado do Fórum EJA/ RS. Pesquisadora na área da Educação; Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Formação de Professoras e Professores. 

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

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Publicado

2024-09-11

Como Citar

FERREIRA, D. F.; PEREIRA, E. C. Saber de experiência feito de estudantes da Educação de Jovens e Adultos: conhecer para valorizar. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12597, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12597. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12597. Acesso em: 21 out. 2024.