Saber de experiência feito de estudantes da Educação de Jovens e Adultos: conhecer para valorizar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12597

Palavras-chave:

Saberes, Experiências, Estudantes, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de doutoramento realizada no âmbito de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire (EMEJA). Nos diálogos trilhados com as professoras dessa escola andarilha, objetivamos investigar se a formação continuada contribuiu para a reflexão da prática dessas educadoras. O levantamento dos dados deu-se por meio de perguntas fechadas a partir de um questionário. Partindo das respostas, empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo para a análise dos dados, gerando um Discurso Coletivizado (DC) denominado “Conhecimentos e experiências dos sujeitos: ensino e aprendizagens”. A partir das análises, observamos que as professoras possuem uma compreensão sobre a importância da valorização dos saberes socialmente construídos pelos estudantes; que os saberes prévios precisam estar incorporados ao fazer pedagógico, na condição de uma educação libertadora e não bancária; e, ainda é possível compreender que o olhar atento e cuidadoso também dialoga com a formação continuada, respeitando as especificidades da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Ferreira Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGEC/FURG. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEdu FURG, na linha de Linguagens, Culturas e Utopias. Membro do grupo Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE e membro do Núcleo de Estudos sobre educação do campo - NEECA. Membro do colegiado do Fórum EJA/ RS. Pesquisadora na área da Educação; Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Formação de Professoras e Professores. 

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Referências

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967. Provê sobre a alfabetização funcional e a educação continuada de adolescentes e adultos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 dez. 1967.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 ago. 1971.

BRASIL. Parecer nº 349, de 6 de abril de 1972. Exercício do magistério em 1°

grau, habilitação específica de 2º grau. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 abr. 1972.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização de Ana Maria de Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. O sujeito coletivo que fala. Revista Interface, Botucatu, v. 10, n. 20, p. 517-524, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000200017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832006000200017

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M.; MARQUES, M. C. C. Discurso do sujeito coletivo, complexidade e auto-organização. Revista: Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000400025

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do

problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm. Acesso em: 18 nov.

Publicado

2024-09-11

Como Citar

FERREIRA, D. F.; PEREIRA, E. C. Saber de experiência feito de estudantes da Educação de Jovens e Adultos: conhecer para valorizar. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12597, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12597. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12597. Acesso em: 21 nov. 2024.