Saber de experiência feito de estudantes da Educação de Jovens e Adultos: conhecer para valorizar
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12597Palavras-chave:
Saberes, Experiências, Estudantes, Educação de Jovens e AdultosResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de doutoramento realizada no âmbito de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire (EMEJA). Nos diálogos trilhados com as professoras dessa escola andarilha, objetivamos investigar se a formação continuada contribuiu para a reflexão da prática dessas educadoras. O levantamento dos dados deu-se por meio de perguntas fechadas a partir de um questionário. Partindo das respostas, empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo para a análise dos dados, gerando um Discurso Coletivizado (DC) denominado “Conhecimentos e experiências dos sujeitos: ensino e aprendizagens”. A partir das análises, observamos que as professoras possuem uma compreensão sobre a importância da valorização dos saberes socialmente construídos pelos estudantes; que os saberes prévios precisam estar incorporados ao fazer pedagógico, na condição de uma educação libertadora e não bancária; e, ainda é possível compreender que o olhar atento e cuidadoso também dialoga com a formação continuada, respeitando as especificidades da EJA.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Lei nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967. Provê sobre a alfabetização funcional e a educação continuada de adolescentes e adultos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 dez. 1967.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 ago. 1971.
BRASIL. Parecer nº 349, de 6 de abril de 1972. Exercício do magistério em 1°
grau, habilitação específica de 2º grau. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 abr. 1972.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização de Ana Maria de Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. O sujeito coletivo que fala. Revista Interface, Botucatu, v. 10, n. 20, p. 517-524, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000200017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832006000200017
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M.; MARQUES, M. C. C. Discurso do sujeito coletivo, complexidade e auto-organização. Revista: Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000400025
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do
problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm. Acesso em: 18 nov.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daiane Ferreira Ferreira, Elaine Corrêa Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.