Grupos de trabalho, um meio para melhorar o rendimiento na área de CCSS no ensino médio através das TIC
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.169Palavras-chave:
TIC, Formação de Professores, AutoformaçãoResumo
Neste artigo eu descrevo minha experiência como coordenador na frente de um grupo de trabalho constituído por professores durante os anos 2013-2016 temos aplicado ferramentas TIC na área das ciências sociais, no secundário, para tentar melhorar a motivação dos alunos e o desempenho global, uma vez que se formação para os professores participantes. Descreve os desenvolve um plano de autoprocedimentos, as ferramentas e os resultados obtidos partindo de uma análise sobre a situação atual da área nas aulas de ESO de um centro concertado do bairro de “La Chanca”
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Education psychology: A cognitive view. 2. ed. New York: Holt, Rinehart, 1978.
BOLÍVAR, A.; LÓPEZ, L. Las grandes cifras del fracaso escolar y los riesgos de exclusión educativa. Profesorado: Revista de Curriculum y Formación del Profesorado, Granada, v. 13, n. 3, p. 51-78, 2009.
BRONFENBRENNER, U. La ecología del desarrollo humano: experimento en entornos naturales diseñados. Barcelona: Paidós, 1987.
GAGNÉ, R. Las condiciones del aprendizaje. 4. ed. México: McGraw-Hill, 1985.
OCDE. Talis 2013. Estudio Internacional de la Enseñanza e el Aprendizaje. Análisis secundario. Madrid: INEE, 2013.
MAX, V.; LARA, P. Orientación y tendencias de futuro en la formación en línea. In: GROS, B. (Ed.). Evolución y retos de la educación virtual: construyendo el e-learning del siglo XX. Barcelona: UOCInnova, 2011. p. 145-179.
NOVAK, J. Aprendizaje significativo: técnicas y aplicaciones. Madrid: Cincel, 1993.
PLANELLES, S. 190.500 alumnos y docentes tendrán portátiles gratis a partir de enero. El País, Sevilla, 9 sept. 2009.
RABASA, B. El fracaso escolar desde la perspectiva del profesorado. Comunicación en el Primer Congreso Internacional de Orientación Psicoeducativa. Madrid, 2009.
REEVE, J. Motivación y emoción. México: Mac Graw-Hill, 2003.
VIGOTSKY, L. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Mauricio Rodríguez López
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.