História e cultura afro-brasileira na educação básica

Autores

Palavras-chave:

Cultura, Escolarização, Afro-brasileiro, Respeito

Resumo

O objetivo é discutir sobre a Lei n° 639/2003, com foco nos seus desdobramentos na formação do aluno, a partir de estudo de abordagem bibliográfica, ou seja, mediante o que tem produzido acerca da temática. Entende-se que o ensino da História e da cultura afro-brasileira é um mecanismo que corrobora para amenizar a dívida histórica que o Brasil tem com os grupos afro-brasileiros, pois a cultura eurocentrista foi priorizada em detrimento da africana, que por sua vez, passou a ser invisibilizada e relegada a segundo plano de importância dentro e fora do ambiente escolar. Assim, é crucial para a formação de sujeitos mais conscientes quanto ao respeito à diversidade e à igualdade de direitos, independente da cor da pele e, por isso mesmo, a história e a cultura afro-brasileira, como assunto interdisciplinar no ínterim de toda a escolarização básica, pode atenuar condutas preconceituosas dentro e fora do espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Integrande do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Francisca Risolene Fernandes, Faculdade Metropolitana de Horizonte

Especialista em Alfabetização e Multiletramentos; em Gestão Pedagógica da Escola Básica; e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduada em Psicologia pela Faculdade Metropolitana de Horizonte.

Francisca Mayane Benvindo dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UECE), Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UECE (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2017).

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1970.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

CARVALHO, J. M de. Cidadania no Brasil o longo Caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016

FERREIRA, F. R.; MATTOS, R. M. O Afro-Brasileiro e o Debate Sobre o Sistema de Cotas: Um Enfoque Psicossocial. Psicologia ciência e profissão, 27 (1), 46-63, 2007.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

FONTENELE, Z. V.; CAVALCANTE, M da P. Práticas docentes no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educ. Pesqui., v. 46, e204249, 2020.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo Martins Fontes, 2013.

MATTOS, H. M. O Ensino de História e a luta contra a discriminação racial no Brasil. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

NASCIMENTO, Abdias. Quilombismo: um conceito emergente do processo histórico cultural da população afro-brasileira. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. P. 09-398.

NEGREIROS, D.F. Educação das relações étnico-raciais (s)em perspectiva. In: Educação das relações étnico-raciais: avaliação da formação de docentes [online]. São Bernardo do Campo, SP: Editora UFABC, 2017, pp. 57-91.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Sousa, F. G. A. de, Fernandes, F. R. ., & Santos, F. M. B. dos . (2022). História e cultura afro-brasileira na educação básica. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8709