Disciplina positiva e suas contribuições para a prática do professor da educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Disciplina positiva, Educação infantil, Afetividade, Educação

Resumo

Está proposta de pesquisa, que traz como tema Disciplina Positiva e suas contribuições para a prática do professor da educação infantil, pretende discutir sobre a Disciplina Positiva e suas contribuições para o desenvolvimento socioemocional e afetivo da criança, tratando de mostrar que ela pode ser uma ferramenta de educação e disciplina dentro das salas de referências, se baseando no afeto, no respeito e no diálogo. Considerando essa problemática, o problema de pesquisa está assim delineado: quais os benefícios de uma educação empática, com afeto e diálogo livre da educação tradicional pautada no medo e autoridade, entre o professor e aluno? Assim, a pesquisa objetiva-se incentivar a conscientização sobre os benefícios de uma educação com respeito entre o professor e a criança. A fundamentação será por meio de embasamento teórico, realizado a partir de revisão bibliográfica de obras conceituadas, como as obras de autores como Albuquerque (2022), Aragão (2022), que vai tratar de explicar como a DP pode ser positiva na educação infantil, trazendo benefícios mútuos entre o professor, a criança e as famílias. A expectativa é que essa pesquisa possa contribuir para um relacionamento mais empático entre o professor e a criança, favorecendo as relações interpessoais e contribuindo para o desenvolvimento da criança em sua totalidade.

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Biografia do Autor

Jessica Fernandes de Lima, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Lima, J. F. de . (2022). Disciplina positiva e suas contribuições para a prática do professor da educação infantil. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8954

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