MALBA TAHAN E JÚLIO CÉSAR:

HISTÓRIAS PARA ALÉM DO O HOMEM QUE CALCULAVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.240

Palavras-chave:

Matemática, Educação, História, Ensino

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa intitulada A Matemática pode ser divertida e curiosa?!, tendo em vista trazer à discussão formas alternativas para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática e que também podem servir de ponte para fazer com que o leitor sinta gosto pela própria Matemática. Estruturado a partir de uma pesquisa bibliográfica, baseada em Aróstegui (2006), Cavalheiro (1991) e Silva (s/d), apresentamos um viés em que entendemos ser possível associar situações ou problemas divertidos ou curiosos no ensino de conteúdos matemáticos. Apresentamos os traços biográficos de Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan) e comentários sobre alguns livros produzidos por ele, personagem de extrema importância para a Educação Matemática Brasileira, onde ressaltamos sua preocupação quanto a importância do papel do professor. Em síntese, procuramos despertar o leitor para a utilização de atividades divertidas e curiosas, história da matemática e histórias com conteúdos matemáticos nas aulas de Matemática da Educação Básica pode proporcionar aos alunos um interesse maior pela disciplina e também pode contribuir para um melhor entendimento dos conteúdos matemáticos. Visto que, de acordo com a bibliografia consultada, ainda está presente no cenário educacional brasileiro aquela Matemática dita tradicional, baseada em fórmulas e regras que precisam ser “memorizadas”, refletindo pouca contribuição significativa para o processo de aprendizagem. Além disso, mostrar que Júlio César contribuiu não somente para os professores daquela época, há mais ou menos cinquenta anos atrás, mas que suas ideias continuam refletindo na atualidade de maneira pertinente. Isso nos mostra que ele também se preocupou com o professor e que essa preocupação merece um olhar mais acurado por parte das pesquisas em Educação Matemática e História da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miguel Chaquiam, Belém - PA, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Licenciado em Ciências (CESEP), Licenciado em Matemática (CESEP), Especialista em Matemática (UNESPA, Mestre em Matemática (UFPA) e Doutor em Educação (UFRN).

Atuaou na Educação Básica por mais de 18 anos e é professor do Ensini Superior há 34 anos.  Atualmente está vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA), ministra aulas na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. R.; CHAQUIAM, M. MALBA TAHAN E JÚLIO CÉSAR:: HISTÓRIAS PARA ALÉM DO O HOMEM QUE CALCULAVA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 27–40, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.240. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/240. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.