Elementos da História Social da Educação Matemática no Brasil: O caso dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10527

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Brasil, Ensino de Ciências, Educação Matemática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama histórico sobre o surgimento dos cursos de Pós-Graduação no Brasil, com um olhar específico em relação à origem dos programas de Ensino de Ciências e Educação Matemática no país. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de investigar o contexto social, histórico e político em que a Pós-Graduação foi concebida no país. Também foram examinados, na Plataforma Sucupira, os programas de Pós-Graduação em Educação Matemática em ordem cronológica e a quantidade de programas acadêmicos e profissionais existentes em cada região brasileira, em 2019, com o intuito de analisar o crescimento desses programas no país, desde a sua criação. No percurso deste trabalho, foram elencados alguns momentos importantes que antecederam a implantação, de fato, da pós no Brasil, a saber: a vinda de professores estrangeiros para atuarem no Ensino Superior brasileiro, na década de 1930; a primeira menção do termo Pós-Graduação no Decreto nº 21.321/1946 e a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 1951. Após esses marcos, em 1965, com o Parecer Sucupira, no contexto da Ditadura Militar, a Pós-Graduação é institucionalizada oficialmente no Brasil. Anos mais tarde, em 1973, é implantado, no Brasil, o primeiro Mestrado em Ensino de Ciências, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e, em 1984, é criado o primeiro Mestrado em Educação Matemática, na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Campus Rio Claro. A criação desses programas marca o início das pesquisas em Pós-Graduação com o objetivo de investigar os processos de ensino e aprendizagem das ditas ciências duras. Por fim, conclui-se que a Pós-Graduação no Brasil surge em uma época de muita repressão política, é espelhada, principalmente, no modelo americano e que, aos poucos, vai se estruturando no país, com o surgimento de diversos programas no Brasil, inclusive aqueles voltados ao Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fredy Enrique González, Universidad Pedagógica Experimental Libertador (MARACAY, ARAGUA)

Possui Doutorado em Educação - Universidade de Carabobo, Valencia, Venezuela (1998). Professor Aposentado na Universidad Pedagógica Experimental Libertado (UPEL, Núcleo Maracay, Aragua, Venezuela); Coordenador-Fundador do Núcleo de Investigación en Educación Matemática "Dr. Emilio Medina" (NIEM; UPEL Maracay) e do Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma (CIEP; UPEL Maracay). Coordenador-fundador do PhD em Educação Matemática da UPEL Maracay; Coordenador do projeto de pesquisa intitulado "História Social da Educação Matemática na América Latina", vinculado à Linha de Pesquisa em Educação Matemática (018) do NIEM; Ministrador de cursos e seminários, orientador de dissertações e teses em várias universidades iberoamericanas. Professor convidado em: Universidad de Granada (Espanha), Universidad Mayor de San Andrés (Bolívia), Universidad Autónoma de San Carlos (Guatemala), Universidade Autónoma de Santo Domingo (República Dominicana), Universidad de Cartagena (Colômbia), Universidad del Zulia, Universidad Nacional Experimental de Guayana, Universidad Fermín Toro, Universidad José Antonio Páez, Instituto Pedagógico de Barquisimeto, Instituto Pedagógico de Maturín, Universidad Nacional Experimental Rómulo Gallegos (Venezuela); Diretor-Editor da Revista Paradigma. Consultor de pesquisa do Centro de Estudos Educacionais (CEED) ligado ao Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Instituto Tecnológico de Santo Domingo, República Dominicana (2015-2017); Ex-vice-presidente da Federação Iberoamericana de Sociedades de Educação Matemática (FISEM); membro associado do Comitê Latino-Americano de Matemática Educativa, CLAME (2016- atual). Membro do Comitê Científico do CIBEM-2021; Professor Visitante Estrangeiro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Departamento de Educação (Dezembro de 2017 - 2021); Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa "Educação, Estudos Sociohistóricos e Filosóficos". Posee Doctorado en Educación - Universidad de Carabobo (1998). Profesor Titular Jubilado de la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (Núcleo Maracay); Coordinador-Fundador del Núcleo de Investigación en Educación Matemática "Dr. Emilio Medina" (NIEM) y del Centro de Investigaciones Educativas Paradigma (CIEP) de la UPEL Maracay. Coordinador-Fundador del Doctorado en Educación Matemática (UPEL Maracay), Coordinador del Proyecto de Investigación intitulado "Historia Social de la Educación Matemática en Iberoamérica", vinculado con la Línea de Investigación en Educación Matemática (018) del NIEM; Facilitador de Cursos y Seminarios, Tutor de Trabajos de Grado de Maestría y de Tesis Doctorales. Profesor convidado de: Universidad de Granada (España), Universidad Mayor de San Andrés (Bolivia), Universidad Autónoma San Carlos (Guatemala), Universidad Autónoma de Santo Domingo (República Dominicana), Universidad de Cartagena (Colombia), Universidad del Zulia, Universidad Nacional Experimental de Guayana, Universidad Fermín Toro, Universidad José Antonio Páez, Instituto Pedagógico de Barquisimeto, Instituto Pedagógico de Maturín, Universidad Nacional Experimental Rómulo Gallegos (Venezuela); Director-Editor de la Revista Paradigma. Consultor de Investigación en el Centro de Estudios Educativos (CEED) adscrito al Área de Ciencias Sociales y Humanidades del Instituto Tecnológico de Santo Domingo, República Dominicana (2015-2017); Ex-vicepresidente de la Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática (FISEM); Miembro Asociado del Comité Latinoamericano de Matemática Educativa, CLAME (2016- Actual). Miembro del Comité Científico del IXCIBEM-2021; Profesor Visitante Extranjero de la Universidad Federal de Rio Grande del Norte (UFRN) adscrito al DPEC (Dic. 2017 - Dic. 2021); Profesor acreditado en el PPGEd de la UFRN, en la Linha de Pesquisa Educação, Estudos Sociohistóricos e Filosóficos.

Francisco de Oliveira Neto, Secretaria Municipal de Educação, São Gonzalo de Amarante, Rio Grande do Norte, Br

Mestre em Educação, na linha de pesquisa Educação, Construção das Ciências e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN). Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio (2020), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Matemática (2019) e bacharel em Ciências & Tecnologia (2015), ambos pela UFRN. Tem participado de eventos nacionais e regionais das áreas de Educação e Educação Matemática. Atuou como professor na Escola de Educação na Universidade Potiguar (UnP) em 2020 e como professor substituto no IFRN, Campus São Paulo do Potengi, entre 2020-2021. Foi professor residente no Programa Residência Pedagógica, subprojeto Matemática, entre 2018-2019, na Escola Estadual Castro Alves. Foi tutor virtual no 13º Programa de Iniciação Científica (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em 2018, e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática, entre 2017-2018. Tem interesse em pesquisas no campo científico da Educação Matemática, especialmente, em História Social da Educação Matemática.

Alana Tamires Fernandes de Souza, https://orcid.org/0000-0003-3201-2260

Mestranda em Educação pelo PPGED/UFRN, Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Técnica em Agroecologia, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Possuo experiência em atividades de extensão no âmbito da disseminação de práticas agroecológicas voltadas para agricultura familiar; e com relação a aspectos educacionais voltados para o ensino de ciências. Minha formação intersecciona-se e reponde ao meu interesse de atuação em pesquisas educacionais que se comprometem com um ensino de ciências que reflita sobre suas relações sociais e históricas e pela implementação de politicas e práticas para a garantia de um ambiente ecologicamente saudável para todos e todas.

Referências

ALVES, M. F.; OLIVEIRA, J. F. Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, n. 2, p. 351-376, mai./ago. 2014. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/53680/33095> Acesso em: 05 set. 2019.

BRASIL. Decreto nº 21.321, de 18 de junho de 1946. Estatuto da Universidade do Brasil. Diário Oficial da União - Seção 1 - 20/6/1946, Página 9256 (Publicação Original). Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-21321-18-junho-1946-326230-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em: 30 out. 2019.

_______. Decreto-Lei n. 53, de 18 de novembro de 1966. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-53-18-novembro-1966-373396-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 07 de novembro de 2019

_______. Decreto-Lei n. 252, de 28 de fevereiro de 1967. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-252-28-fevereiro-1967-376151-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 07 de novembro de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parece n. 977/65, de 4/12/1965. Definição dos cursos de pós-graduação. Documenta, Brasília, DF, p. 67-86, 1965.

BURGOS, Cinthia del Carmen Humbría and GONZALEZ, Fredy Enrique. ESPACIOS DE FORMACIÓN COMPLEMENTARIA DE LOS EDUCADORES MATEMÁTICOS VENEZOLANOS. CASO: ESCUELA VENEZOLANA PARA LA ENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA - EVEM. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99353. Epub July 05, 2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/99353.

FERREIRA, V. L.; SANTOS, V. de M. O processo histórico de disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp.163-192. ISSN 0103-636X. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100009.

FREITAS, M. A. O.; CUNHA, I. C. K. O. Pós-Graduação Lato Sensu: Retrospectiva Histórica e Política Atual. Anais... In: IX Congresso Nacional de Educação, p. 975-982, Paraná, 2009.

GARNICA, A. V. M.; SOUZA, L. A. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

GONZÁLEZ, Fredy. Un modelo didáctico para la formación inicial de profesores de matemática. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, vol. 11, núm. 1, enero-junio, 2010, pp. 47-59. https://www.redalyc.org/pdf/410/41021794004.pdf

GUTIERRE, L. S. O ensino de matemática no Rio Grande do Norte: trajetória de uma Modernização (1950-1980). 2008. 392 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

MENDES, I. A.; FARIAS, C. A. (Org.). Práticas socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014 (Col. Contextos da Ciência).

MOREIRA, M. A. Una visión Toulminiana respecto a la disciplina investigación básica en educación en ciencias: el rol del foro institucional. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2005, vol.11, n.2, pp.181-190. ISSN 1516-7313. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000200003.

MORITZ, G. O.; MORITZ, M. O.; MELO, P. A. A pós-graduação brasileira: evolução e principais desafios no ambiente de cenários prospectivos. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 5, n. 2, p. 3-34, 2013. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/21108/a-pos-graduacao-brasileira--evolucao-e-principais-desafios-no-ambiente-de-cenarios-prospectivos/i/pt-br> Acesso em: 12 set. 2019.

NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (orgs.) A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

NOIRIEL, G. Introducción a la sociohistoria. Madrid: Siglo XXI Editores, 2011

PLATAFORMA SUCUPIRA. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.jsf;jsessionid=pmTKQU68XzpDp6suy23ZLJyT.sucupira-204> Acesso em: 12 set. 2019.

SAVIANI, D. A pós-graduação em educação no Brasil: trajetória, situação atual e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, v. 1, n. 1, jan./jun. 2000, p. 1-19, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná, Brasil. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189118251004> Acesso em: 05 set. 2019.

__________. O Legado Educacional do Regime Militar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n76/a02v2876.pdf> Acesso em: 07 nov. 2019.

STEINER, J E. Qualidade e diversidade institucional na pós-graduação brasileira. Estudos Avançados, vol.19 n.54, p. 341-365, 2005.

__________. O legado educacional do regime militar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008.

SUCUPIRA, N. Antecedentes e Primórdios da Pós-graduação. Fórum Educacional, 4 (4): 3-18, Rio de Janeiro, out./dez. 1980.

TRINDADE, H.. “Disciplinarização” e construção institucional da sociologia nos países fundadores e sua reprodução na América Latina. Sociologias [online]. 2018, vol.20, n.47, pp.210-256. ISSN 1517-4522. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-020004707.

TOULMIN, S.. La comprensión humana: el uso colectivo y la evolución de los conceptos. Madrid, Alianza, 1977. 523 p

VALENTE, W. R. (2005). A matemática escolar: epistemologia e história. Revista Educação Em Questão, 23(9), 16-30. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

GONZÁLEZ, F. E.; NETO, F. de O.; SOUZA, A. T. F. de. Elementos da História Social da Educação Matemática no Brasil: O caso dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 01–26, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i29.10527. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10527. Acesso em: 24 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.