A sequência FEDATHI no ensino de Geometria: uma experiência inclusiva a partir da realidade aumentada e os sólidos de Platão 3D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.11031

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Pensamento Geométrico, Sequência Fedathi, Sólidos de Platão, Realidade Aumentada

Resumo

A educação para inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino básico, no Brasil, tem sido um grande desafio nos tempos atuais. O Censo Escolar de 2022 aponta que existem 80.449 estudantes que possuem baixa visão, 7.308 com cegueira e 626 com surdocergueira matriculados no ensino escolar básico. Desse modo, o objetivo deste texto é relatar a experiência desenvolvida com 30 licenciandos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), na qual se buscou o desenvolvimento do Pensamento Geométrico (PG) na abordam dos conceitos de arestas, faces e vértices. Para isso, foi realizada uma oficina no dia 26 de março de 2023, com duração de 3h, abordando os Sólidos de Platão e a Realidade Aumentada (RA), utilizando a metodologia Sequência Fedathi (SF), a qual possui o olhar mais específico para a ação pedagógica do professor. Esta metodologia engloba a concepção do planejamento de ensino (antes), a execução do trabalho docente em sala de aula (durante) e a conclusão da aula (reflexão sobra a prática), com a finalidade de propiciar ao aluno uma postura investigativa e autônoma no decorrer da ação educativa. Os resultados nos revelaram que, apesar de todos os estudantes terem caracterizado a matemática como uma disciplina difícil e muito rigorosa, a oficina possibilitou o contato com novas abordagens metodológicas para uma geometria inclusiva com estudantes com deficiência visual. As considerações finais mostram que houve aprendizado e um bom envolvimento do grupo durante toda a atividade e discussões.

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Biografia do Autor

Roberto da Rocha Miranda, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Ensino de Matemática e Ciências (RENOEN-UFC),mestre em Ensino de Matemática e Ciências(ENCIMA) pela Universidade Federal do Ceará(UFC),graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e atua como professor efetivo de Matemática no município de Caucaia. Tem como áreas de interesse evasão escolar, ensino da matemática, metodologias de ensino e didática. 

Ivoneide Pinheiro Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1993), graduação em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (1991) com habilitação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (1994). Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Licenciatura em Física. Coordenadora do subprojeto de Física do Programa Residência Pedagógica. Foi coordenadora do subprojeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID (2011). Foi coordenadora institucional do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI (2013) na área de Matemática e Física. Foi coordenadora Institucional do Programa Novos Talentos (2013). Possui experiências na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas:formação de professores, ensino e aprendizagem, ensino de matemática e ensino de física. 

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ)(nota 7). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(PPGE/UFC)(nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho(UGF), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação(PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino(doutorado em Rede(RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC) desde 2021-2025). Coordenadora institucional do PNAIC/UFC (2014), Consultora na SEDUC do Programa MAIS PAIC matemática (2019) elaborando, executando e formando os professores das escolas dos municipais do Ceará (SME). Consultora do Aprender Mais (2020) elaborando e analisando os projetos das redes municipais do Ceará (SME) do estado do Ceará. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFC)(2020-2023). Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED)(2014-2015). Coordenadora da formação presencial e online de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq), via cursos de extensão na UFC, desde 2014. Participa presencial e online das análises dos Projetos Ceará Científico do Estado do Ceará desde 2020, na área de Ciências e engenharia, etapa Estadual. Coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP) responsável pela Formação para Docência do Ensino Superior de todos os professores da UFC(2019-2023). Idealizou, desenvolveu, implementou e coordenou o sistemas de ensino online PAAPFormação(AVA/MOOC/UFC)(2020-2023). Tem projetos de pesquisa com bolsistas PIBIC, PIBIC-Ensino Médio e PIBITI, financiados pelo CNPq, Funcap e UFC, objetivando melhorias na formação do professor que atua na SME e Seduc desde 2016. Tem projeto de pesquisa aprovado em 2023 pela Funcap com foco na educação das escolas públicas do município de Fortaleza-Ceará, no edital Pró-Humanidades. Participa como professora- pesquisadora do Convênio SME/PPGE UFC "Observatório da Educação Básica" SME-UFC, orientando os professores-auxiliares de pesquisa da rede municipal de Fortaleza -SME. Os projetos de pesquisa têm foco na Inovação pedagógica, Inovação Tecnológica, Tecnologias educacionais, Educação disruptiva, Moonshots, Cyberdidática, Avaliação, Currículo, Formação de Professores, Saberes Docentes que envolvem às Tecnologias da Informação e Comunicação da Educacional(TDICE), ensino de Matemática com foco nas Unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique, Canadá e Portugal. Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática (ProPed/UERJ/CNPq). Membro do colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED). Participa da coordenação do Laboratório de Pesquisas Multimeios(MM/UFC) com foco na formação educacional no estado do Ceará. Coordenadora e vice coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE/PPGE/UFC) (2017-2023), abordando temas educacionais contemporâneos com enfoque nas pesquisas de impacto no estado Ceará. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/UFC/CNPq) desde 2014, investigando a formação docente e contribuindo para a educação no Ceará.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, Atua nos nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais e da História e Memória. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e também atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da UFC Virtual. Atualmente é supervisor de Pós-doutorado na FACED/UFC e desenvolve trabalhos de Coordenação do LABPAM/CD Maker - FACED/UFC (Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas/Cultura Digital Maker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

Referências

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CASTRO, Sabrina Fernandes de. A representação social dos professores de alunos com síndrome de Down incluídos nas classes comuns do ensino regular. 2006. 217p. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

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SANTOS, Maria José Costa dos. A formação do professor de matemática: metodologia Sequência Fedathi (SF). Revista Lusófona de Educação, Lisboa, Dez. 2017. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6261. Acesso em: 25 jun. 2023.

FUYS, David (Org.). English Translation of Selected Writings of Dina Hiele-Geldof and Pierre M. Van Hiele. Nova York: Brooklun College C.U.N.Y, 1984.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

MIRANDA, R. da R.; LIMA, I. P.; SANTOS, M. J. C. dos; SANTANA, J. R. A sequência FEDATHI no ensino de Geometria: uma experiência inclusiva a partir da realidade aumentada e os sólidos de Platão 3D. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 01–15, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i30.11031. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/11031. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência