UM RECURSO HISTORICO PARA ESTUDOS INICIAIS DE TRIGONOMETRIA: APRESENTANDO O TEODOLITO

Autores

  • Maria Helena de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE
  • Rannyelly Rodrigues de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i13.69

Palavras-chave:

Teodolito, construção do conhecimento, relações no triângulo retângulo

Resumo

O artigo “Um Recurso Histórico para Estudos Iniciais de Trigonometria: Apresentando o Teodolito” discorre sobre uma estratégia de ensino vivenciada no interior da sala de aula, laboratório e a escola de forma autônoma pelos educandos do nono ano de uma escola da rede municipal de ensino em Fortaleza. Uma vez que, o intuito é abordar a História da Matemática no processo de construção do conhecimento matemático de forma autônoma e relacioná-la ao conteúdo ora visto em sala de aula. A princípio, foi escolhida uma réplica do teodolito primitivo como forma de incentivá-los a prática da pesquisa e assim tornar as aulas de Matemática significantes e atrativas no processo de construção do conhecimento matemático. Esse artefato despertou a curiosidade dos educandos desencadeando uma pesquisa para conhecer, construir e realizar medições com o instrumento matemático. No entanto, o processo se deu de forma empírica, ou seja, a metodologia utilizada foi a Engenharia Didática com suas quatro fases: análise prévia ou preliminar, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. Os registros das atividades ocorreram através de observações, fotos e anotações. Os alunos se entusiasmaram e efetivaram as atividades propostas com dinamismo e empolgação. Relacionaram o teodolito com o cálculo da tangente. Todavia, sentiram dificuldade em colocar no papel as medidas para posteriormente efetuar os cálculos. Dessa forma, a prática em sala de aula utilizando o teodolito oportunizou uma opção de mudança no ato de aprender interagindo o conteúdo com o artefato matemático desde sua origem até sua utilização nos dias atuais em sala de aula.

Downloads

Métricas

Viste PDF
1,369
Jun 01 '18Jun 04 '18Jun 07 '18Jun 10 '18Jun 13 '18Jun 16 '18Jun 19 '18Jun 22 '18Jun 25 '18Jun 28 '1814
| |

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

DE ANDRADE, M. H.; OLIVEIRA, R. R. de; PEREIRA, A. C. C. UM RECURSO HISTORICO PARA ESTUDOS INICIAIS DE TRIGONOMETRIA: APRESENTANDO O TEODOLITO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 66–76, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i13.69. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/69. Acesso em: 11 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>