UM RECURSO HISTORICO PARA ESTUDOS INICIAIS DE TRIGONOMETRIA: APRESENTANDO O TEODOLITO

Autores

  • Maria Helena de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE
  • Rannyelly Rodrigues de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i13.69

Palavras-chave:

Teodolito, construção do conhecimento, relações no triângulo retângulo

Resumo

O artigo “Um Recurso Histórico para Estudos Iniciais de Trigonometria: Apresentando o Teodolito” discorre sobre uma estratégia de ensino vivenciada no interior da sala de aula, laboratório e a escola de forma autônoma pelos educandos do nono ano de uma escola da rede municipal de ensino em Fortaleza. Uma vez que, o intuito é abordar a História da Matemática no processo de construção do conhecimento matemático de forma autônoma e relacioná-la ao conteúdo ora visto em sala de aula. A princípio, foi escolhida uma réplica do teodolito primitivo como forma de incentivá-los a prática da pesquisa e assim tornar as aulas de Matemática significantes e atrativas no processo de construção do conhecimento matemático. Esse artefato despertou a curiosidade dos educandos desencadeando uma pesquisa para conhecer, construir e realizar medições com o instrumento matemático. No entanto, o processo se deu de forma empírica, ou seja, a metodologia utilizada foi a Engenharia Didática com suas quatro fases: análise prévia ou preliminar, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. Os registros das atividades ocorreram através de observações, fotos e anotações. Os alunos se entusiasmaram e efetivaram as atividades propostas com dinamismo e empolgação. Relacionaram o teodolito com o cálculo da tangente. Todavia, sentiram dificuldade em colocar no papel as medidas para posteriormente efetuar os cálculos. Dessa forma, a prática em sala de aula utilizando o teodolito oportunizou uma opção de mudança no ato de aprender interagindo o conteúdo com o artefato matemático desde sua origem até sua utilização nos dias atuais em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

DE ANDRADE, M. H.; OLIVEIRA, R. R. de; PEREIRA, A. C. C. UM RECURSO HISTORICO PARA ESTUDOS INICIAIS DE TRIGONOMETRIA: APRESENTANDO O TEODOLITO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 66–76, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i13.69. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/69. Acesso em: 11 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>