UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO DOCUMENTO HISTÓRICO REGULA DE ABACO COMPUTI DE AUTORIA DO MATEMÁTICO GERBERT DE AURILAC (976 d.C)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.245

Palavras-chave:

História da Matemática, Fonte Histórica, Abaco Computi

Resumo

O presente artigo aborda reflexões que partiram da pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, com o intuito de estudar as potencialidades didáticas da fonte histórica Abaco Computi, escrita pelo matemático Gerbert de Aurilac no século X. Neste trabalho buscou-se realizar uma descrição histórica da fonte em questão, conhecendo fatores que influenciaram na forma de sua escrita e divulgação científica. Para tanto, além do Abaco Computi (976), contido na obra Ouvres de Gerbert de Olleris (1867), tivemos acesso a trabalho de historiadores que como Chasles (1843), Ferreira (2008), Vasconcelos (1910), Havet (1889) e Loupot (1869) que estudaram o autor, seu contexto histórico e métodos de conhecimento científico. A metodologia desta pesquisa foi a documental, fundamentada no estudo de uma fonte histórica, ou seja, um documento histórico. A partir da pesquisa realizada pudemos identificar que a pesar do momento histórico da idade média, Gerbert produziu uma matemática própria para seu tempo, a exemplo dos registros no Abaco Computi que foram feitos sob encomenda, para facilitar a compreensão do monge Constantino sobre o uso da Tábua do Ábaco com o mecanismo das fichas utilizando dígitos para representar as quantidades, adotando o sistema decimal e posicional de numeração, enfatizando a participação dessa fonte no ensino de aritmética da época em que foi escrita, indicando o caráter instrucional do documento estudado de maneira a trazer à tona a busca por, a partir do conhecimento da estrutura deste trabalho, se pensar em adaptações para o ensino de matemática nos dias atuais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é pós-doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora de curso de Licenciatura em Matemática da UECE/UAB. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática. Coordenadora Local do XIII Seminário Nacional de História da Matemática.

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

ALBUQUERQUE, S. M. de; PEREIRA, A. C. C. UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO DOCUMENTO HISTÓRICO REGULA DE ABACO COMPUTI DE AUTORIA DO MATEMÁTICO GERBERT DE AURILAC (976 d.C). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 16–26, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.245. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/245. Acesso em: 19 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>