ESTUDANDO EQUAÇÃO DO 1o GRAU POR MEIO DO USO DE FONTES HISTÓRICAS: O PAPIRO DE RHIND
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v2i6.16Palavras-chave:
História da Matemática; Regra da Falsa Posição; Ensino de Matemática; Equação do Primeiro Grau; Tendências da Educação Matemática.Resumo
Desde a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais na década de 90 do século passado, têm sido criadas várias discussões em relação à utilização das Tendências da Educação Matemática. Uma destas discussões é que muitos dos atuais professores da Educação Básica não estão preparados para fazer uso destas técnicas de aprendizagem. No entanto, este fato se mostra mais perceptível quando a tendência em questão é a História da Matemática. Então, com o intuito de providenciar uma maior instrução para a utilização deste recurso, propomos uma opção de aula sobre o conteúdo de Equações do 1o grau com base em uma abordagem histórica. Para isto, foi utilizado um documento egípcio antigo, conhecido como Papiro de Rhind, que é uma importante fonte de conhecimento matemático e que pode ser utilizado para ensinar diversos conteúdos. Através deste papiro foi introduzido o método da Falsa Posição, que está diretamente ligado aos primeiros indícios do uso do conceito de Equações do 1o grau. A partir da introdução do método, discutimos com os discentes a melhor maneira de se utilizar o método e se ele é um método válido para o aprendizado do conteúdo. Assim, foi visto que o método proporciona ao aluno uma forma diferente de resolver questões relacionadas às Equações do 1o grau, dispondo de uma forma diferente daquela ensinada pelos professores na atualidade. Deste modo, percebemos que é possível inovar nas aulas tradicionais de matemática, dando ao aluno diversas opções para o desenvolvimento de seu aprendizado e propiciando um ambiente de discussão em que o conhecimento poderá ser construído com a participação de todos.