Memória

abordagem teórico-conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3798

Palavras-chave:

Memória, História, Epistemologia, Fonte, Conhecimento Sociohistórico

Resumo

Em vários espaços encontram-se marcas, registros, objetos que levam a reflexivos pensamentos, revelam lembranças profundas que podem acalentar a alma, afugentar, angustiar o espírito, dependendo das reminiscências indeléveis e atemporais presentes no intelecto humano. Isto é memória. Este artigo suscita o debate teórico-conceitual e epistemológico sobre memória, sua relação construtora e até simbiótica com o processo histórico. Inegável a fecundidade desse debate hodiernamente, sobretudo entre historiadores, memorialistas e arquivistas que examinam as diversas fontes materiais e imateriais dos mais variados sujeitos sociais e suas estadas e produções no percurso histórico de suas existências. Esta produção se dá no âmbito teórico através da consulta bibliográfica tipologicamente descritiva com abordagem qualitativa a partir de fontes secundárias. A técnica de análise conteudal é a do discurso sociohistórico. Como resultado apresenta-se alguns conceitos e significados reelaborados a partir de teorias e epistemologias múltiplas no campo semântico do vocábulo memória em diferentes contextos históricos.

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Biografia do Autor

Antonio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Pós-doutor em Educação (UFPB e UFC). Doutor em Educação (UFC). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas e Mestre em Sociologia (UECE). Pedagogo. Historiador. Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS-UNILAB) e do Curso de Administração Pública (UNILAB).

Karla Renata de Aguiar Muniz, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Ceará (UFC); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Pós-graduada (Lato Sensu) em Gestão Cultural pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA).

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutor em História da Educação (UFRN). Pós-doutor em Educação (UFPB). Pós-doutor em Artes Cênicas (UFBA). Doutor e Mestre em Sociologia (UFC). Filósofo (Licenciado – UECE). Filósofo (Bacharel – UECE). Docente titular da Faculdade de Educação da UFC.

Francisco Ricardo Miranda Pinto, Centro Universitário INTA (UNINTA)

Doutorando e Mestre em Saúde Coletiva (UNIFOR). Enfermeiro (UNINTA). Letrólogo (UNIP). Pedagogo (UVA). Docente do Curso de Pedagogia EaD do Centro Universitário INTA – UNINTA. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaráu.

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Publicado

2020-09-14

Como Citar

XAVIER, A. R.; MUNIZ, K. R. de A.; VASCONCELOS, J. G.; PINTO, F. R. M. Memória: abordagem teórico-conceitual. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313798, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.3798. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3798. Acesso em: 25 dez. 2024.