Memorial do IFSul Câmpus Venâncio Aires

história, educação e pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3607

Palavras-chave:

Educação, História, Memória, Pesquisa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto denominado “Apropriando Histórias: A Pesquisa e a Preservação no Memorial do IFSul Campus Venâncio Aires”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), no câmpus da cidade de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul. Mais especificamente, interessa refletir sobre as potencialidades do projeto em relação à educação, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, no contexto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na rede federal. Esta analise encontra-se permeada pela discussão das noções e concepções de história, memória e patrimônio, e de que forma é possível o entrelaçamento das presentes perspectivas em um trabalho com alunos do ensino médio.

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Biografia do Autor

Angelita da Rosa, Professora de História no Instituto Federal Sul-rio-grandense, em afastamento para capacitação. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graduada em História pela Universidade Santa Cruz do Sul (1996), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora de História do IFSUL, atualmente em afastamento para capacitação.

Rodrigo Lavalhos Dal Forno, Professor Substituto de História no Instituto Federal Sul-rio-grandense

Graduado em História pela Universidade Federal de Pelotas (2012), Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020). Atualmente atua como Professor substituto de História no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Campus Venâncio Aires.

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Publicado

2020-08-02

Como Citar

ROSA, A. da; FORNO, R. L. D. Memorial do IFSul Câmpus Venâncio Aires: história, educação e pesquisa. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3607. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3607. Acesso em: 18 abr. 2024.